CPE em Inteligência Artificial

A FAPESP e a IBM, por meio de um acordo de cooperação, financiam o Centro de Inteligência Artificial, com sede na Universidade de São Paulo (USP) e participação de instituições associadas como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o Centro Universitário FEI. 

O Centro de Inteligência Artificial tem o objetivo de desenvolver pesquisas básicas em várias áreas da inteligência artificial – aprendizado de máquina, tomada de decisão, representação de conhecimento, processamento de linguagem natural – e pesquisas aplicadas com foco inicial em recursos naturais, agronegócio e saúde. A integração entre essas áreas e suas aplicações é um dos principais objetivos do trabalho do Centro.

O Centro pretende levar a inteligência artificial (IA) a um novo patamar, visando à melhora na qualidade de vida da sociedade. O Centro buscará avanços científicos e tecnológicos, formação de pessoal, difusão de conhecimento e transferência de tecnologia em IA.

O Centro de Inteligência Artificial integra o programa de Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE) da FAPESP e é o primeiro da América Latina a fazer parte da IBM IA Horizons Network (IAHN), criada em 2016 para promover a integração e colaboração entre as principais universidades do mundo, estudantes e pesquisadores da IBM comprometidos em acelerar a aplicação de IA. 

A coordenação do Centro é do professor Fabio Gagliardi Cozman, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).