Centros de Excelência em Pesquisa Básica Orientada

O Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares (Centre of Excellence in New Target Discovery - CENTD), tem como objetivo identificar alvos moleculares e vias de sinalização envolvidas em doenças de base inflamatória. A ideia é usar produtos naturais, como venenos e secreções animais, na validação dos alvos terapêuticos, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos fármacos. 

O Centro é coordenado pela pesquisadora Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, que terá a missão, junto com uma equipe de pesquisadores de vários laboratórios do Instituto, de identificar alvos moleculares e vias de sinalização envolvidos em doenças como a osteoartrite, a artrite reumatóide, a síndrome metabólica e doenças neurodegenerativas.  Produtos naturais, como venenos e secreções animais, toxinas e peptídeos deverão ser usados na validação dos alvos terapêuticos, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos fármacos.

A equipe envolve jovens pesquisadores e pesquisadores sêniores, além de estudantes de pós graduação, pós-docs e técnicos, que terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos em um local dedicado a estes estudos.?

Todo o trabalho será desenvolvido com base no tripé pesquisa, difusão e transferência de tecnologia. As pesquisas serão direcionadas para a busca de alvos moleculares envolvidos em doenças de cunho inflamatório.

À difusão caberá democratizar o acesso à informação científica e tecnológica, principalmente aquela produzida pelo Centro, por meio de tecnologias digitais e de ferramentas de educação à distância, instigando o conhecimento pela população da função social da ciência e estimulando uma mudança na cultura tecnológica e de inovação. 

No pilar transferência de tecnologia estarão alocados todos os acordos e contratos que poderão surgir no desenrolar do projeto, que seguirão as diretrizes institucionais estabelecidas.

Saiba mais sobre o CENTD em: http://centd.butantan.gov.br