English version

João Fernando Gomes de Oliveira

João Fernando Gomes de Oliveira

Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, vice-presidente da VDI - Brasil e professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Foi diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de 2008 a 2012, onde conduziu um amplo programa de modernização institucional.

Em 2013, foi co-fundador e diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii), onde coordenou a criação do novo sistema de fomento à inovação. Foi coordenador do Instituto Fábrica do Milênio e co-fundador do Núcleo de Manufatura Avançada (Numa) da USP de São Carlos, de onde foram formadas 12 startups tecnológicas e implantadas inúmeras inovações industriais. 

Foi pesquisador/consultor em projetos de parceria com empresas globais de manufatura como a TRW, Chrysler, BMW, Hyundai e Mitsubishi, entre outras. 

Possui graduação, doutorado e livre docência em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of California – Berkeley. 

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fellow da International Academy for Production Engineering (CIRP) e pesquisador 1A do CNPq. Tem 250 trabalhos publicados e três licenciamentos de patentes na área de Manufatura Avançada.  

Foi condecorado com a comenda e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, recebeu o prêmios FCW da Fundação Conrado Wessel, o Prêmio Anísio Teixeira da Capes/MEC e o SAP Americas Innovation Award da SAP Global. Atualmente, participa dos conselhos superiores da Capes, CNPq, Fapesp, IPT, Instituto Butantan, Insper e CNPEM.