English version

UNIÃO EUROPEIA (HORIZONTE 2020)

UNIÃO EUROPEIA (HORIZONTE 2020)

No âmbito da colaboração estimulada pela FAPESP e pelo programa Horizonte 2020, pesquisadores sediados no Estado de São Paulo e pesquisadores europeus terão a possibilidade de interagir a fim de desenvolverem projetos de pesquisa colaborativos aproveitando da melhor forma as oportunidades oferecidas na Europa e em São Paulo para acesso ao conhecimento em nível de excelência mundial, acesso aos dados de pesquisas e conexão com redes científicas mundiais.

Em cada caso os valores a serem financiados nos projetos de pesquisa selecionados pela FAPESP e pelo programa Horizonte 2020 serão definidos por cada agência segundo seus próprios procedimentos. O término desta cooperação pode ser decidido unilateralmente por qualquer uma das partes.

Carta de intenção - Assinada em 18 de março de 2015.

Com base nessa carta de intenções, os pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa no Estado de São Paulo têm a oportunidade de colaborar com pesquisadores europeus no âmbito do programa H2020.

Para tanto, existem duas possibilidades:

1. Em fluxo contínuo, conforme instruções descritas em www.fapesp.br/9775.

Nesse caso, as chamadas H2020 estão publicadas em http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/h2020/index.html e indicam as possibilidades de co-financiamento para participantes de países não pertencentes à União Europeia.

Ao selecionar uma chamada, é possível verificar na seção "Topic and Condition Documents", item "1. Eligible countries", o link para o "Online Manual" com orientações: "A number of non-EU/non-Associated Countries that are not automatically eligible for funding have made specific provisions for making funding available for their participants in Horizon 2020 projects. See the information in the Online Manual."

No referido manual, há indicação da disponibilidade de co-financiamento junto à FAPESP no caso de pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa no Estado de São Paulo. Consulte as diretrizes com orientações para submeter sua proposta em colaboração: www.fapesp.br/9775.


2. Em Chamadas de Propostas bi ou multilaterais, especialmente elaboradas para parcerias entre pesquisadores do Estado de São Paulo e pesquisadores Europeus:

 

Mais informações sobre o acordo FAPESP-Horizonte 2020:

Projetos de pesquisa apoiados no âmbito do acordo