English version

NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH

NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH


A FAPESP e os National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos mantêm um acordo de cooperação para incentivar propostas conjuntas de pesquisa submetidas por pesquisadores considerados elegíveis pelo NIH em colaboração com pesquisadores do Estado de São Paulo considerados elegíveis pela FAPESP. 

As áreas de interesse incluem as abrangidas pelas missões dos centros e institutos dos NIH que participam desta oportunidade de colaboração (www.nih.gov/institutes-nih/list-nih-institutes-centers-offices). As propostas devem ser apresentadas de acordo com as datas e procedimentos do NIH. 

Como submeter propostas

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em elaborar propostas em colaboração com colegas elegíveis pelo NIH devem enviar à FAPESP um resumo da proposta a fim de obter a carta de elegibilidade. Esse documento deve ser submetido pelo menos quatro semanas antes da data prevista para a apresentação da proposta ao NIH, de modo a permitir que haja tempo suficiente para análise da FAPESP. O NIH não aceitará propostas conjuntas para as quais o pesquisador em São Paulo não tenha a carta de elegibilidade emitida pela FAPESP. 

Atualmente, o acordo entre a FAPESP e o NIH abrange a modalidade de fomento R01 do NIH e, no lado da FAPESP, Projeto Temático.

Somente o NIH analisará a proposta de R01 e, se aprovada, o pesquisador principal no Estado de São Paulo receberá do NIH o summary statment. No momento oportuno a pessoa na Fapesp responsável pela gestão da parceria com o NIH (point of contact – POC) entrará em contato com o pesquisador para  que sejam encaminhados à FAPESP o summary statment, a proposta completa e os documentos adicionais exigidos e então submeter a proposta de um Projeto Temático a ser considerado para apoio paralelo.

A proposta para o NIH deve incluir informações sobre o pesquisador principal do Estado de São Paulo considerado elegível pela FAPESP.

Para cada proposta selecionada, o NIH será responsável pelo financiamento da parte do projeto a ser desenvolvida nos Estados Unidos, enquanto a FAPESP será responsável pelo financiamento da parte do projeto a ser  desenvolvida no Estado de São Paulo. 

O memorando de entendimento entre FAPESP e NIH foi assinado em 23 de dezembro de 2014 é válido por cinco anos, podendo ser prorrogado por um período adicional de cinco anos.

Memorando de entendimento

Instruções para submissão de propostas: 

Mais informações sobre o acordo:

Projetos de pesquisa selecionados em chamadas conjuntas com a FAPESP

Total de projetos com os National Institutes of Health, incluindo iniciativas de pesquisadores