Horacio Aragonés Forjaz

Horacio Aragonés Forjaz

Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo 

Engenheiro eletrônico formado em 1974 pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com título de MSc em Computação Aplicada obtido em 1980 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ingressou na Embraer em 1974 como estagiário na área de engenharia de sistemas, passando a integrar seu corpo de engenheiros a partir de 1975. Em paralelo às suas atividades na Embraer, efetuou programa de mestrado do Inpe, obtendo, em 1980, o título de mestre em computação aplicada.

Em 1991 foi designado diretor de engenharia da Embraer, cargo que ocupou até agosto de 1998, com breve interrupção entre 1995 e 1997, quando deixou a empresa para assumir empreendimento próprio.

A partir de agosto de 1998 assumiu a posição de vice-presidente executivo, nesta condição tendo atuado até abril de 2011, quando deixou a empresa, assumindo em distintas ocasiões, responsabilidade pelas áreas de planejamento, alianças estratégicas, recursos humanos, tecnologia da informação, infraestrutura. marketing, relações governamentais, desenvolvimento social e relações com a mídia.

De junho de 2012 a setembro de 2014 foi diretor geral do Parque Tecnológico – São José dos Campos. Integra o Conselho Diretor da SAE BRASIL, sociedade dos engenheiros da mobilidade, e o Conselho Superior de Exportação da Fiesp.