Maria Lucia Oliveira Souza Formigoni

Maria Lucia Oliveira Souza Formigoni

Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo

Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 1979, onde concluiu Mestrado (1982) e Doutorado em Farmacologia - área de concentração em Psicofarmacologia e Livre-Docência em Psicobiologia (2001).

Atualmente é pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, cargo também ocupado entre setembro de 2008 e março de 2009. Ocupou entre 1997 e 2007 a coordenação do Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (nota 7 da Capes), tendo sido também chefe do departamento de Psicobiologia de abril de 2007 a fevereiro de 2013. De 2002 a 2007 chefiou a Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Unifesp.

Foi vice-presidente da ISBRA (International Society of Biomedical Research on Alcoholism - 2006-2010), membro temporário do comitê de experts da Organização Mundial de Saúde (OMS) para definição das Políticas sobre Álcool, consultora da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).

É editora-assistente da revista Addiction (segunda revista de maior impacto na área Substance Abuse do ISI), membro do corpo editorial da revista Addiction Science & Clinical Practice, parecerista de vários periódicos nacionais e internacionais, membro da Research Society On Alcoholism. Foi membro da diretoria e é membro do conselho fiscal da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP). Coordena pesquisas básicas em Neuropsicofarmacologia, com ênfase na Neurobiologia do Abuso de Drogas e projetos clínicos/epidemiológicos sobre alcoolismo e dependência de drogas, principalmente sobre detecção precoce do uso e intervenções breves. Orientou trabalhos de conclusão de cursos de graduação e especialização, Mestrado (26), Doutorados (20) e pós-Doutorado (3).

Atua como coordenadora de projetos multicêntricos internacionais desenvolvidos por pesquisadores apoiados pelo Substance Abuse Department of WHO (World Health Organization), dentre os quais destacam-se: a) o estudo de marcadores biológicos de alcoolismo (sendo parte do grupo de pesquisadores WHO-ISBRA Biological Markers Group ); b) o desenvolvimento, validação e testagem de instrumentos de triagem do uso de álcool e outras drogas associada a Intervenção Breve (WHO-ASSIST) e c) o projeto de desenvolvimento do portal Alcohol e-health (no Brasil: www.informalcool.org.br), desenvolvido em parceria com pesquisadores da UFJF e UFPR e pesquisadores de 4 países (México, Índia e Bielorússia e Holanda).

Em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), idealizou e coordena os cursos de capacitação por Educação à Distância Supera (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento), pelo qual já foram capacitados cerca de 35.000 profissionais de saúde de todos os estados do país e o curso Fé na Prevenção, que capacitou cerca de 25.000 líderes religiosos e comunitários na Prevenção do Uso de Drogas.

Researcher ID: B-5736-2011. http://www.researcherid.com/rid/B-5736-2011. Índices H=27 (Web of Science) e H=25 (Scopus) em novembro de 2014. Várias abreviaturas do meu nome são utilizadas em citações de minhas produções individuais (Formigoni, MLOS; FORMIGONI, MLO; FORMIGONI, MLOD; SOUZAFORMIGONI, M; SOUZA-FORMIGONI, ML; SOUZA-FORMIGONI, MLO; SOUZA, MLO; DESOUZA, MLO; DESOUZA-FORMIGONI, MLO; OLIVEIRA SOUZA-FORMIGONI, ML; FORMIGONI ML) ou como parte de grupos de autoria (Brazilian ASI Group [Corporate Author] or [WHO/ISBRA Study on State and Trait Markers of Alcohol Use and Dependence Investigators]). Google scholar: http://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=OxqeJaQAAAAJ