Itala Maria Loffredo D’Ottaviano

Itala Maria Loffredo D’Ottaviano
Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo

Foi aluna do Colégio Estadual “Culto à Ciência”, então colégio autônomo de ensino médio do Estado de São Paulo, tendo recebido diversos prêmios e medalhas de honra ao mérito. 
 
Possui graduação em Matemática e graduação em Música-Piano, mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado em Matemática pela Unicamp, e livre-docência em Lógica e Fundamentos da Matemática, com pós-doutorado na Universidade da Califórnia-Berkeley, na Universidade de Stanford e na Universidade de Oxford.

Foi docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, até 1993, quando passou a integrar o grupo de lógica do corpo docente do Departamento de Filosofia da Unicamp. É atualmente Professor Titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), área de Lógica e Fundamentos da Matemática. 
 
Sua área de pesquisa é a Filosofia, com ênfase em lógica e filosofia da matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos dos sistemas de lógica contemporânea, lógicas não-clássicas, em especial lógicas paraconsistentes e lógicas polivalentes, traduções entre lógicas, história e filosofia da lógica, álgebra da lógica, lógica universal, teoria de sistemas e da auto-organização. 
 
Professora visitante em várias universidades brasileiras e estrangeiras, é assessora ad hoc de instituições de fomento à pesquisa do Brasil e do exterior; referee, reviewer e membro de Conselhos Editoriais de vários periódicos e coleções de circulação nacional e internacional. Tem coordenado e participado de vários eventos nacionais e internacionais, inclusive como conferencista plenária convidada.
 
Publicou mais de 80 artigos e capítulos de livros em periódicos e coleções de circulação nacional e internacional, com mais de 30 livros publicados/organizados. Entre os livros publicados, merece menção especial “Algebraic Foundations of Many-valued Reasoning”, referência internacional na área de lógicas polivalentes, em co-autoria com Roberto Cignoli (Argentina) e Daniele Mundici (Itália), publicado pela conceituada Series Trends in Logic da Kluwer Academic Publishers. 
 
Atualmente, é coordenadora pelo Brasil e membro do Comitê Gestor do Projeto “Mathematical Tools for the Manegement of Uncertain and Vague Information (MaTOMUVI), projeto que faz parte do Programa IRSES/Marie Curie da Comunidade Europeia, com a participação de pesquisadores da Itália, Espanha, Argentina e Brasil. É também coordenadora do Projeto Temático Fapesp “Sistêmica, Auto-organização e Informação”.
 
É fundadora e Editora da COLEÇÃO CLE, coleção de livros nas áreas de lógica, epistemologia e história da ciência, editada pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp desde 1986, com mais de 60 volumes publicados. 
 
É Membro fundador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). É membro de várias sociedades científicas.
 
Foi Diretora do CLE por quatro mandatos (1986-1993; 2004-2009); Presidente da SBL por quatro mandatos, três deles consecutivos (1994-2003, 2011-2014); Presidente do Latin-American Committee on Logic da Association for Symbolic Logic por dois mandatos consecutivos (1993-1999); primeira Coordenadora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) da Unicamp (1998-2002) e durante o período (2009-2013). 
 
Foi membro de vários órgãos colegiados da universidade, tendo sido representante docente eleita junto ao Conselho Universitário (CONSU) da Unicamp, por diversas vezes, e Presidente da Comissão de Atividades Interdisciplinares (CAI) do CONSU.
 
Foi Secretária de Educação do Município de Campinas (1977-1978) e Vice-Presidente da ADUNICAMP, por 2 (dois) mandatos consecutivos. 
 
Foi Pró-Reitora de Pós-Graduação da Unicamp durante o período 2013-2014.
 
Tem participado, em toda sua vida acadêmica, de atividades inovadoras de ensino e extensão, com várias dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas, além de diversas iniciações científicas e supervisões de pós-doutorado.
 
É Pesquisador IA do CNPq, membro da Academia Mexicana de Lógica e membro eleita (apenas 2 brasileiros) da prestigiosa Académie Internationale de Philosophie des Sciences (AIPS).