Elizabeth Balbachevsky

Elizabeth Balbachevsky

Coordenação Adjunta - Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo

É Professora Associada no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de políticas de ciência, inovação e ensino superior, além de estudos na área de comportamento político. É vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs/USP), associada ao Fórum de Pensamento Estratégico da Reitoria da UNICAMP e ao HEG, Higher Education Group, Universidade de Tampere, Finlândia.

É pesquisadora principal do projeto PRONEX (FAPESP/CNPq) "Brasil, 25 anos de democracia - balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política", onde coordena a área de pesquisa em políticas de educação. É Membro do Comitê Científico do Programa de Mestrado Europeu em Pesquisa e Inovação em Ensino Superior (MARIHE - Master Program in Research and Innovation in Higher Education) e professora da disciplina Systems in Transition.

O mestrado MARIHE, apoiado pelo programa Erasmus Mundus, da União Européia, é organizado pelo consórcio de Universidades: Danube University Krems/Austria, University of Tampere/Finlandia, University of Applied Sciences Osnabrück/Alemanha e Beijing Normal University/China. É editora regional para América Latina da nova Enciclopédia Internacional de Ensino Superior (Encyclopedia of Higher Education, Dordrecht, SPRINGER).

Entre 2005 e 2006 foi bolsista da Fundação Fulbright no Programa New Century Scholars, realizando um estudo comparado sobre o impacto da globalização nas políticas de ensino superior em países emergentes. Em 2007 passou a integrar a rede internacional de pesquisa The Changing Academic Profession - CAP project - que reúne pesquisadores de 19 países para estudar as respostas do ambiente acadêmico aos desafios colocados pelo processo de globalização e pelas reformas nas políticas de ensino superior.

No presente, coordena, junto com o Prof. Timo Arrevaara (Universidade de Helsinki) e o Prof. Jung Cheol Shin (Universidade Nacional da Coréia), o novo projeto da Rede CAP voltado para a uma análise centrada na evolução recente das áreas STEM (science, technology, engineering and mathematics). Entre 2011 e 2012 foi vice coordenadora do GT "Universidade, Ciência, Inovação e Sociedade", da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), grupo de permanece ativo até o presente.