FAPESP – ANR (Agence Nationale de la Recherche) Chamada de Propostas para o Programa Generic Call for Proposals 2015

NOTA: Em 10/10/2014, o texto da chamada a seguir foi alterado na parte sobre temas, de
“A. Neurociências e Doenças Cardiovasculares” para
“A. Neurociências, Doenças Cardiovasculares e Metabolismo”.

NOTA: Em 03/03/2014, a data limite para submissão das propostas
completas foi definida pela ANR para 27 de abril de 2015.

 

Instruções gerais para a Chamada de Propostas para novos projetos de pesquisa colaborativos entre pesquisadores da França e do Estado de São Paulo, publicada pela Agence Nationale de la Recherche (ANR) como parte do Programa “Generic Call for Proposals 2015, nos termos do Acordo de Cooperação celebrado entre a agência francesa e a FAPESP.

Para esta edição de 2015, os temas selecionados são:

A. Neurociências, Doenças Cardiovasculares e Metabolismo. 

B. Pesquisa Marinha

C. Ciências Sociais e Humanidades

Os pré-cadastros (“pre-registration”) e as propostas completas devem ser submetidas exclusivamente à ANR pelo pesquisador responsável na França, conforme regras descritas na Chamada de Propostas publicada pela ANR  e no documento “Annex for the French-Brazilian Projects”.

Com base na documentação recebida pela ANR, a FAPESP abrirá um processo para a tramitação da proposta. O Pesquisador Responsável em São Paulo deverá indicar se a proposta se enquadra na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático através de formulário específico, conforme indicado abaixo, a ser encaminhado por e-mail para chamada-fapesp-anr@fapesp.br.

As seguintes considerações devem ser observadas:

1. Os proponentes da França e do Estado de São Paulo devem satisfazer os critérios de elegibilidade da ANR e FAPESP, respectivamente. No caso da FAPESP, esses critérios estão descritos em www.fapesp.br/137#4772 para a modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular e em www.fapesp.br/176#4599 para a modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático.

2. O pré-cadastro (“pre-registration”) deve ser feito exclusivamente pelo pesquisador parceiro francês através do procedimento determinado pela ANR até o dia 18 de novembro de 2014.

3. As propostas completas deverão ser apresentadas pelo proponente parceiro na França, em março de 2015, através de formulário de submissão oficial da ANR, de acordo com as regras aplicáveis e cronograma detalhado a ser divulgado.

a. A proposta completa a ser apresentada à ANR pelo pesquisador parceiro francês deverá ser redigida em inglês. O formulário específico da FAPESP para esta Chamada referente à participação do pesquisador responsável do Estado de São Paulo (disponível em www.fapesp.br/chamadas/anr/fapesp-anr-2015.docx) deve ser encaminhado por e-mail à FAPESP, simultaneamente à submissão feita à ANR, para o endereço chamada-fapesp-anr@fapesp.br.

b. Finalizado o período de submissão à ANR, os pesquisadores de São Paulo serão contatados pela FAPESP para providenciarem, em prazo a ser estipulado, documentação complementar imprescindível conforme as normas usuais da Fundação para a modalidade escolhida.

4. As propostas devem discriminar claramente os custos a serem incorridos pelas equipes com sede na França e no Estado de São Paulo, incluindo solicitações separadas de orçamento para a ANR e para a FAPESP.

5. Custos a serem incorridos pelas equipes com sede na França e no Estado de São Paulo devem ser compatíveis com as atuais regras de financiamento aplicáveis à ANR e à FAPESP, respectivamente. Cada projeto será financiado por um período de até 4 anos.

6. As signatárias concordam em financiar os projetos em base equilibrada, considerando a quantidade de esforço dedicado pelos pesquisadores em cada lado. A média de financiamento indicativa por signatária é de € 250 mil por projeto de duração média de três anos.

7. Os pesquisadores responsáveis pelas propostas na França e no Estado de São Paulo estarão sujeitos respectivamente aos Termos e Condições da ANR e da FAPESP.

8. As propostas serão processadas pela ANR e avaliadas em conjunto com a FAPESP, de acordo com suas respectivas normas e procedimentos.

9. A decisão final de recomendar o financiamento é tomada conjuntamente pela ANR e a FAPESP. Antes da decisão, cada agência verificará eventuais restrições orçamentárias às propostas qualificadas, de acordo com seus critérios habituais. 

10. Dúvidas de pesquisadores baseados em São Paulo relacionadas a essa Chamada de Propostas poderão ser encaminhadas para a FAPESP aos cuidados de Alexandre Roccatto através do endereço: chamada-fapesp-anr@fapesp.br.

Para a ANR, o contato deve ser feito através do endereço: international@agencerecherche.fr.