Notícias

Conselho Superior e CTA da FAPESP parabenizam Artur Avila

Conselho Superior e CTA da FAPESP parabenizam Artur Avila Conquista da Medalha Fields, concedida pela primeira vez a um brasileiro, reforça a importante tradição do país na Matemática (foto:divulgação)

O Conselho Superior e o Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) parabenizam o matemático Artur Avila, um dos ganhadores da Medalha Fields em 2014, concedida pela União Internacional de Matemática (UIM).

Avila é o primeiro brasileiro e latino-americano a receber a honraria, entregue a cada quatro anos e considerada uma das principais entre as distinções científicas. Desde 1936, o prêmio foi destinado a apenas 56 matemáticos.

Com graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Avila é pesquisador do instituto e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França, combinando “as fortes cultura e tradição em Matemática dos dois países”, segundo comunicado da UIM.

Avila recebe a Medalha Fields por suas importantes contribuições à Matemática, especialmente em sistemas dinâmicos, área na qual o Brasil tem tradição de excelência, por conta das contribuições de pesquisadores renomados como os professores Jacob Palis e Wellington de Melo, do Impa.

O prêmio confirma o grande potencial do Brasil na Matemática, estimulado por iniciativas importantes como a própria fundação do Impa, em 1951, como a primeira unidade de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), e as olimpíadas brasileiras de Matemática (OBM) e de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), entre outras. 

O Conselho Superior e o Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP esperam que a Medalha Fields, concedida a Artur Avila, abra caminho para muitas outras conquistas importantes de matemáticos brasileiros.
 


Página atualizada em 15/08/2014 - Publicada em 15/08/2014