MINCYT E USP – PROJETO LLAMA

MINCYT E USP – PROJETO LLAMA

A FAPESP assinou com o Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Innovación Productiva (MINCyT) e com a Universidade de São Paulo (USP) um convênio que tem por objeto estabelecer as condições para a execução do projeto LLAMA (Large Latin-American Millimetric Array), cujo objetivo é desenvolver um projeto de colaboração argentino-brasileiro para a construção de um radiotelescópio de ondas milimétrica e submilimétrica, no noroeste argentino, colocando a Argentina e o Brasil na linha de frente da pesquisa em radioastronomia, em termos internacionais. 

O projeto LLAMA consiste na instalação e colocação em operação de um radiotelescópio de 12 metros de diâmetro no noroeste da República Argentina, em local a mais de 4.700 metros acima do nível do mar. O radiotelescópio vai trabalhar na faixa de frequência entre 30 GHz e 800 GHz inicialmente de forma independente e, no futuro, no modo de interferometria com o ALMA (Atacama Large Millimeter Array) e com outros radiotelescópios. Espera-se formar assim a primeira rede de interferometria VLBI na América Latina.

FAPESP e MINCyT contribuirão com recursos aproximadamente iguais e o aporte inicial de recursos para o presente convênio tem o valor total equivalente a US$ 17.221.992,00. 

Convênio assinado em 18 de junho de 2014, válido por cinco anos. 

Texto do convênio: em português  |  em espanhol