English version

Belmont Forum Ação Colaborativa de Pesquisa em “Cenários da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - 2014”

Anexo Nacional: FAPESP – ESTADO DE SÃO PAULO, BRAZIL 

OS PESQUISADORES DEVEM SEGUIR A CHAMADA PRINCIPAL DE PROPOSTAS PARA OBTER DETALHES SOBRE SOLICITAÇÃO, FINANCIAMENTO, CRITÉRIOS DE SELECÇÃO, PREPARAÇÃO DA PROPOSTA E SUBMISSÃO em: http://igfagcr.org/cra-2014-scenarios-of-biodiversity-and-ecosystem-services

1. Introdução

Esta chamada de propostas encoraja a formação de novas redes internacionais de pesquisa em projetos de até dois anos de duração. O objetivo é estimular a formação de redes internacionais de cientistas e o avanço das metodologias inter e trans-disciplinares de montagem de cenários necessários à melhoria no uso dos cenários de biodiversidade nas tomadas de decisão.

O anúncio para os pesquisadores do Estado de São Paulo está publicado no site FAPESP em www.fapesp.br/belmontforum.

2. Parceiros

Esta chamada de propostas tem apoio dos países participantes no Belmont Forum, incluindo o Brasil, por meio da FAPESP e de pesquisadores do Estado de São Paulo.

3. Scientific research theme

Cenários da biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Para uma descrição detalhada dos tópicos fundamenta de pesquisa consulte as páginas do IGFA / BELMONT FORUM IOF em: http://igfagcr.org/cra-2014-scenarios-of-biodiversity-and-ecosystem-services#objectives

4. Financiamento

4.1. Esta chamada oferece oportunidades de projetos para a formação de novas redes internacionais com duração de 12 a 24 meses a serem selecionados com um processo de etapa única (proposta completa).

4.2. O financiamento deve apoiar pesquisadores para cooperar em grupos compostos por parceiros de pelo menos três dos países participantes no Belmont Forum.

4.3. A depender do cumprimento das condições de elegibilidade e da análise das solicitações, o orçamento da FAPESP para a Chamada será equivalente a € 500.000,00 (quinhentos mil euros).

4.4. Espera-se que as solicitações para esta Chamada serão Auxílios de Pesquisa Colaborativa com a composição do consórcio, tal como definido no documento de chamada e a FAPESP financiará o parceiro de São Paulo, Brasil, de qualquer colaboração transnacional bem sucedida.

5. Datas

Data limite para submissão de propostas

02 de julho de 2014

Data de início dos projetos

Entre dezembro de 2014 e março de 2015


6. Diretrizes Gerais para os Pesquisadores do Estado de São Paulo:

6.1. A FAPESP financiará somente o parceiro do Estado de São Paulo (Brasil) de qualquer colaboração transnacional bem sucedida.

6.2. Nenhuma submissão deve ser feita diretamente à FAPESP na data limite mencionada acima. Apenas o Pesquisador Responsável líder de cada consórcio submeterá a proposta conjunta de acordo com as orientações em: http://igfagcr.org/cra-2014-scenarios-of-biodiversity-and-ecosystem-services-further-information-and-guidelines

6.3. Após a fase de apresentação de Propostas Completas, o Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo dentro projeto colaborativo será contatado individualmente para obter instruções detalhadas sobre como submeter a devida documentação à FAPESP.

6.4. As propostas serão processadas na forma de Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/137).

6.5. Excepcionalmente para esta Chamada de Propostas, pesquisadores que já possuam um Auxílio à Pesquisa Regular vigente na FAPESP são elegíveis a apresentar propostas.

6.6. Todas as outras regras e condições de elegibilidade (como itens financiáveis​​, etc) do Auxílio à Pesquisa Regular, exceto pelo mencionado acima, serão aplicadas.

6.7. Os orçamentos devem incluir Benefícios Complementares e Reserva Técnica correspondentes.

6.8. É previsto que cada um dos pesquisadores parceiros envolvidos em um projeto concedido irão participar de uma reunião de Encerramento de Projetos no âmbito do Programa Belmont Forum. Um pedido de financiamento provisório de até €2,000 (dois mil euros) por Agência parceira por reunião deve ser incluído no plano de financiamento e deve estar contido nos limites orçamentários previstos na proposta, uma vez que a Chamada permite apoio a estas atividades dentro de seu atual limite de financiamento.

6.9. A FAPESP tem a responsabilidade final pelas decisões de recomendações de financiamento para as propostas selecionadas, que confirmará aos projetos submetidos quaisquer restrições orçamentárias antes de uma decisão final sobre as concessões feitas através do processo de avaliação conforme descrito pela Chamada de Propostas no site oficial do Belmont Forum.

7. Ponto de Contato Nacional =da FAPESP:

Alexandre Roccatto
Diretor de Área – Diretoria Científica
FAPESP
Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa
CEP 05468-901 São Paulo/SP – Brasil
Tel.: (11) 3838-4000
chamada-belmontforum@fapesp.br

(O e-mail FAPESP acima não é mais válido)