English version

Chamada de Propostas FAPESP – DCSR 2014

Pesquisa Estratégica em Ciências dos Alimentos 2014

Uma colaboração entre o the Danish Council for Strategic Research (DCSR) [1] e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Chamada para Propostas de colaboração em pesquisa no âmbito do acordo de cooperação científica entre Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e o Danish Council for Strategic Research – DCSR. O texto integral do acordo pode ser encontrado em: www.fapesp.br/6365 (português) e www.fapesp.br/en/6366 (inglês) e aqui em http://fivu.dk.

1. Introdução
2. Finalidade
3. Temas de Pesquisa
4. Financiamento e duração do projeto
5. Características das propostas
6. Apresentação das propostas
7. Análise e seleção
8. Cronograma
9. Contatos

1. Introdução

FAPESP e o DCSR convidam pesquisadores vinculados a Universidades, instituições de pesquisa e empresas públicas e privadas, no Estado de São Paulo e na Dinamarca, que trabalhem na área de ciência de alimentos, a apresentar propostas de projetos de pesquisa conjuntos na forma e condições a seguir estabelecidas.

As propostas devem ser elaboradas em conjunto por pesquisadores brasileiros e dinamarqueses. No Estado de São Paulo, são elegíveis pesquisadores que atendam aos critérios da FAPESP para submissão de propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Temático. Na Dinamarca, a chamada está aberta a qualquer proponente dinamarquês que atenda aos critérios de elegibilidade do DCSR.

A redação conjunta da proposta deve refletir uma parceria próxima e espera-se que as atividades de pesquisa propostas sejam igualmente desenvolvidas por ambos parceiros, com o volume de trabalho e contribuição intelectual equilibrados entre os pesquisadores brasileiros e dinamarqueses.

2. Finalidade

É fundamental a proposição de projetos no campo da Ciência dos Alimentos em temas relacionados a "Biorrefinaria" e/ou "Alimentos e Saúde". O objetivo da presente chamada é financiar propostas que venham, ao final da execução, produzir resultados tangíveis e consideráveis. Abaixo encontram-se definidos os termos e condições para a apresentação de propostas conjuntas.

Esta chamada é simultaneamente publicada pela FAPESP e o DCSR em:

FAPESP: www.fapesp.br/en/6366 (inglês); www.fapesp.br/6365 (Português)

DCSR: www.fivu.dk/en/Fi/calls

3. Temas de pesquisa

Esta Chamada é aberta a propostas de pesquisa conjuntas nos seguintes tópicos:

A. Novas fontes de compostos bioativos e novos ingredientes funcionais e para fortificação de alimentos.

B. Produtos biológicos não-alimentares derivados de resíduos.

C. Alimentos/refeições saudáveis e sustentáveis baseados em componentes de origem animal, marinha ou vegetal, produzidos empregando novas tecnologias emergentes.

D. Pesquisa inovadora em agricultura, produção de alimentos, processamento de alimentos e outros processos biológicos com base em, por exemplo, tecnologias da informação e comunicação, robótica, nanotecnologia, biotecnologia ou inovação direcionada ao consumidor. 

E. Melhoria no valor agregado da cadeia do alimento pela utilização eficiente e sustentável dos recursos naturais, métodos de produção, sistemas e processos e tecnologias que minimizem o desperdício.

F. Pesquisa em aspectos de segurança e qualidade alimentar relacionados a produtos alimentares perecíveis.

G. Relação entre dieta e estilo de vida, incluindo fatores determinados por mudanças no trabalho e lazer, a interação entre dieta e genes; o desenvolvimento de recomendações dietéticas bem fundamentadas que irão contribuir, individualmente ou em conjunto, para uma melhoria na saúde a nível individual, grupal e nacional.

4. Financiamento e duração do projeto

FAPESP e o DCSR financiarão conjuntamente até 4 propostas, com um valor total de cerca de 4 milhões dólares. O financiamento poderá cobrir despesas de fomento à pesquisa e viagens (por exemplo, material de consumo, equipamentos, treinamento, passagens, seguro saúde e diárias para manutenção), de acordo com as diretrizes de cada instituição. O volume de trabalho a ser desenvolvido no projeto deve ser o mesmo em ambos os lados. A duração dos projetos nesta chamada de propostas pode ser de até 48 (quarenta e oito) meses.

5. Características das propostas

5.1 Pré-proposta (somente para Pesquisadores Responsáveis do Estado de São Paulo)

Pesquisadores do Estado de São Paulo devem enviar uma pré-proposta, em inglês, contendo os seguintes documentos e informações:

i) Curriculum vitae do Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo:

II) Título e Resumo do projeto de pesquisa em colaboração;

III) Nome do Pesquisador Responsável dinamarquês colaborador e instituição de origem.

As pré-propostas devem ser apresentadas à FAPESP, até o dia 14 de março de2014:

i) como cópia impressa na Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, CEP 05468-901 – São Paulo/SP. Todas as propostas submetidas à FAPESP devem ser identificadas claramente como "FAPESP/DCSR 2014" para distingui-las dos outras submissões ao programa;

ii) como cópia digital para o endereço de E-mail chamada_DCSR@fapesp.br. Por favor identificar a mensagem com o assunto: "FAPESP/DCSR 2014".

Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio.

5.2 Proposta completa (Pesquisadores Responsáveis do Estado de SP e da Dinamarca)

Para as pré-propostas selecionadas pela FAPESP, as propostas completas correspondentes devem ser igualmente preparadas em inglês. A mesma proposta de pesquisa completa deve ser apresentada ao DCSR e à FAPESP. Divergencias só são aceitas quando relacionadas a requisitos institucionais específicos da FAPESP ou o DCSR (por favor, consulte os respectivos sites institucionais, em relação às seções 2 e 6 da presente chamada).

A proposta, enviada em inglês tanto para DCSR como para FAPESP, deve conter:

A. CV resumido dos Pesquisadores Responsáveis (do Estado de SP e da Dinamarca) com duas páginas no máximo.

B. Planilha detalhada de orçamento tanto para FAPESP como para o DCSR (de acordo com requisitos institucionais). Um resumo do orçamento do parceiro tem que ser enviada à FAPESP ou ao DCSR, além do orçamento nacional detalhado.

C. Um projeto de pesquisa com um máximo de dez páginas com os seguintes itens (modificações no modelo não são aceitas):

1. Resumo do projeto de pesquisa, incluindo resultados atuais e esperados.

2. Descrição o valor agregado e a sinergia da colaboração.

3. Descrição de cada pesquisador e instituição envolvidos em ambos os lados.

4. Descrição dos ganhos acadêmicos esperados para o projeto como resultado da colaboração proposta.

5. Detalhes das atividades previstas na colaboração, incluindo justificativa, relevância e impacto.

6. Descrição da infraestrutura e outros recursos financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

7. Outras atividades no âmbito da colaboração, ou seja, seminários, cursos de curta duração e visitas a outras instituições de pesquisa.

8. Cronograma de desenvolvimento do projeto.

9. Ações possíveis para promover a participação futura em projetos multinacionais.

6. Apresentação de propostas

As propostas devem ser apresentadas simultaneamente à FAPESP (em papel) e ao DCSR (submissão eletrônica), seguindo as diretrizes abaixo:

Para proponentes na Dinamarca: através do sistema de submissão eletrônica disponível aqui (Por favor, lembre-se de preencher o formulário adicional "Formulário Bilateral do DSF").

Para proponentes no Estado de São Paulo, conforme orientações detalhadas para submissão de proposta de Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/137) ou Temático (www.fapesp.br/176), bem como:

a) As submissões à FAPESP devem ser enviadas em papel para o seguinte endereço: Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, CEP 05468-901 – São Paulo/SP, com a identificação "Chamada FAPESP-DCSR" no envelope. A data de postagem, conforme carimbo dos Correios, deve estar dentro do prazo limite desta Chamada.

b) os formulários específicos da FAPESP para a apresentação de propostas para esta chamada podem ser encontrados em www.fapesp.br/acordos/dcsr/forms.

Nenhuma proposta será recebida após a data limite de submissão, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos, a não ser aqueles explícita e formalmente solicitados pela FAPESP ou DCSR. Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio que não seja o sistema de submissão eletrônica na Dinamarca e em formulário de papel no Estado de São Paulo.

7. Análise e seleção

FAPESP e o DCSR irão selecionar as propostas seguindo seus próprios procedimentos institucionais e critérios de avaliação.

Haverá uma avaliação bilateral adicional, com ênfase nos seguintes critérios:

  • Impacto potencial esperado e qualidade da pesquisa.
  • Valor agregado e sinergia alcançados através do projeto de pesquisa em colaboração.
  • Integração do projeto bilateral de pesquisa (projeto único e não dois projetos paralelos).
  • Participação de empresas privadas e/ou públicas parceiras relevantes, além dos principais proponentes.

Os proponentes devem fornecer uma descrição minuciosa dos aspectos bilaterais acima mencionados.

Apenas propostas selecionadas e classificadas por ambos os lados serão financiadas conjuntamente. A seleção final é decidido por um Comitê Gestor misto, com representantes da FAPESP e o DCSR.

8. Cronograma

  • Anúncio da Chamada de Propostas em 6 de fevereiro de 2014 nos sites da FAPESP e do DCSR.
     
  • Data-limite para apresentação de pré-propostas em 14 de março de 2014 (somente Pesquisadores Responsáveis do estado de SP).
     
  • Solicitação para apresentação das Propostas “completas” aos Pesquisadores Responsáveis do estado de SP pela FAPESP em 31 de março de 2014.
     
  • Data-limite para apresentação de propostas completas em 2 de maio de 2014 (Pesquisadores dinamarqueses e do Estado de SP).
     
  • Os Pesquisadores Responsáveis pelas propostas selecionadas na Dinamarca serão notificados diretamente pelo DCSR em outubro de 2014 e, simultaneamente, uma lista será divulgada no site da FAPESP e por meio de comunicação ao Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo.
     
  • Os projetos financiados deverão ser implementados no início de 2015.

Ao final do projeto, o mais tardar até início de 2019, um relatório final, em inglês, incluindo uma avaliação conjunta do projeto deverá ser apresentado à FAPESP e ao DCSR.

9. Contato

Todas as questões relacionadas à esta Chamada de Propostas devem ser direcionadas para:

FAPESP

Diretora de Área – Diretoria Científica
Dra. Regina Costa de Oliveira
E-mail: chamada_DCSR@fapesp.br

DCSR
Assessor especial de Cooperação Internacional: Lene Cividanes
Telefone: + 45 7231 8402, E-mail: lecd@fi.dk

Chefe de seção: Susanne E. Hede
Telefone: + 45 72 31 83 92, E-mail: sehe@fi.dk



[1] A partir de 1º de abril de 2014 o Danish Council for Strategic Research, a Danish National Advanced Technology Foundation e o Danish Council for Technology and Innovation irão se fundir na Danish National Innovation Foundation. Todas as atividades em curso, incluindo esta chamada continuarão como parte da Danish National Innovation Foundation.