FAPESP e Fundação Grupo Boticário assinam acordo e lançam chamada

FAPESP e Fundação Grupo Boticário assinam acordo e lançam chamada

A FAPESP e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGB) assinaram um acordo de cooperação com o objetivo de selecionar e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem desenvolvidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e/ou de pesquisa do Estado de São Paulo.

Os projetos selecionados por meio da chamada de propostas poderão ser desenvolvidos nos estados de São Paulo e do Paraná e serão cofinanciados pela FAPESP e pela FGB, que destinarão um total de R$ 5 milhões para o fomento dos projetos selecionados por meio do acordo.

A área de abrangência da chamada de propostas abrange o Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá e coincide com a área do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar. Este mosaico foi instituído pelo Ministério de Meio Ambiente por meio da Portaria Federal MMA nº 150, de 8 de maio de 2006, prevendo a gestão integrada de 34 áreas protegidas que o compõe, no litoral sul do Estado de São Paulo e no litoral do Estado do Paraná.

Linhas temáticas que serão apoiadas por meio da chamada: 1) Monitoramento de habitats e espécies do Lagamar, incluindo ambientes continentais e marinhos, considerando variáveis climáticas; 2) Cenários Climáticos futuros e seus impactos sobre a biota.

Serão consideradas prioritárias as propostas que tenham amostragem nas porções paulista e paranaense do Lagamar. A Fundação Grupo Boticário disponibiliza uma Reserva Particular do Patrimônio Natural sob sua administração, a Reserva Natural Salto Morato, como base para os projetos de pesquisa na porção paranaense do Lagamar, oferecendo alojamento e laboratórios como apoio às etapas de campo na região. A Reserva Natural Salto Morato localiza-se no município de Guaraqueçaba (PR), próximo ao Parque Nacional de Superagüi e ao município de Cananéia (SP).

As propostas deverão considerar projetos com duração de no máximo quatro anos (48 meses) e devem ser apresentadas seguindo as normas do Programa PITE-FAPESP. A seleção das propostas será realizada por análise de mérito e análises comparativas.

O prazo para recebimento de propostas termina em 11 de abril de 2014. A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/8386.
 

Versão para impressão | URL: fapesp.br/8395