Currículos dos Debatedores

 

Recursos Hídricos e Agricultura

Prof. Dr. Diogo Ardaillon Simões

É Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Microbiologia - Biotecnologia pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (1994). É professor adjunto do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: fermentação alcoólica, tipagem genética de leveduras industriais e engenharia metabólica de Saccharomyces cerevisiae. Desde 2007 preside a FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Prof. Dr. José Galizia Tundisi

Possui graduação em História Natural pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Oceanografia na University Of Southampton (1966) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1969). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo e atua na pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos orientando mestres e doutores. É presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia. É professor convidado do Instituto de Estudos Avançados da USP. É professor titular da Universidade Feevale (Novo Hamburgo) atuando no curso de pós-graduação em Qualidade Ambiental. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do "staff" do Ecology Institute- Excellence in Ecology (Alemanha). É especialista em Ecologia, Limnologia com ênfase em Gerenciamento Recuperação de Ecossistemas Aquáticos. Atualmente dirige programa internacional mundial de formação de gestores de recursos hídricos para o IAP (InterAcademy Pannel- que representa 100 Academias de Ciências). Tem 30 livros publicados, foi presidente do CNPq - Brasil (1995-1999) e presidente do projeto Institutos do Milênio. Tem 320 trabalhos científicos publicados e prêmios no Brasil no exterior. Orientou 40 mestres e 35 doutores nas áreas de Ecologia, Limnologia, Oceanografia, Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental.

Prof. Dr. José Antônio Frizzone

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1986). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP nos períodos 03/2003 a 03/2007 e 03/2011 a 03/2013. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da ESALQ/USP no período 11/2002 a 11/2008. É o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) que tem sede na ESALQ/USP e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Metrologia, Normalização e Qualidade em Irrigação e Drenagem”. Coordena o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante - SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acarau-CE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da irrigação, hidráulica de sistemas de irrigação, otimização do uso da água, evapotranspiração, fertirrigação e simulação.

Prof. Dr. Wagner Cotroni Valenti

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1980), Mestrado (1984) e Doutorado (1989) em Ciências Biológicas (Biologia) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista - UNESP (campus do Litoral Paulista), Professor titular-visitante da Universidad de Buenos Aires e consultor "ad hoc" do U.S.D.A. - US Department of Agriculture, Agencia Nacional de Promoción Cintífica y Tecnológica (Argentina) e CYTED e Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq. Em 2000 editou, em Oxford, Inglaterra, o livro que é referência internacional sobre cultivo de camarões de água doce, coordenando o trabalho de 32 especialistas da Ásia, Europa, América do Norte, Central e do Sul. Foi Vice-Presidente (2003-2004) e Diretor (2005-2008) da Sociedade Mundial de Aqüicultura (WAS), com sede nos EUA. É editor da Wiley-Blackwell (Oxford, UK) desde 1998 e Editor Associado do Journal of the World Aquaculture Society (Baton Rouge, LA, USA) desde 1999, além de consultor "ad hoc" dos principais periódicos internacionais nas áreas de aquiculura e biologia aquática, tais como Aquaculture, Aquaculture Research, Aquaculture Nutrition, Reviews in Fisheries Science, Aquatic Ecology e Aquatic Biology. Nos últimos dez anos tem se dedicado ao estudo da sustentabilidade econômica, ambiental e social de sistemas de produção de organismos aquáticos com uma abordagem ecossistêmica.