8) Um mesmo bolsista pode ter mais de uma BEPE dentro de um mesmo nível (IC, MS, DD, DR ou PD)?

A FAPESP poderá analisar solicitação para que um bolsista receba mais de uma BEPE dentro do mesmo nível, para realização de estágios de pesquisa em diferentes Instituições no exterior, desde que seja apresentada justificativa circunstanciada, informando os benefícios que um segundo estágio trará para o desenvolvimento do projeto de pesquisa que é objeto da Bolsa no país. Para cada estágio será necessário submeter uma proposta de BEPE diferente.

Caso seja aprovada a realização de dois estágios de forma contínua, sem o retorno do bolsista ao país, a FAPESP concederá recursos para pagamento de despesas de transporte em apenas um dos processos.

No caso de estágios realizados de forma não contínua, o bolsista deverá retornar ao país ao final do primeiro estágio e reativar a Bolsa no país. Quando do início do segundo estágio a Bolsa no país será interrompida pela FAPESP novamente.  

A somatória dos tempos das bolsas não deve ultrapassar o limite estabelecido no quadro disponível no item “4.Duração” da norma.