FAPESP e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal divulgam resultado de chamada

FAPESP e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal divulgam resultado de chamada

Foram aprovadas 16 propostas de pesquisa na área de desenvolvimento infantil (foto:Léo Sanches)

A FAPESP e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) divulgam a relação das propostas aprovadas na chamada pública lançada em 2012 no âmbito do convênio de cooperação cientifica entre as duas instituições.

Para esta chamada foram considerados projetos de pesquisa na área de desenvolvimento infantil relacionados aos seguintes temas: a) Promoção de melhorias no sistema de atenção à primeira infância/Avaliação de programas e políticas que têm impacto no Desenvolvimento Infantil (zero a seis anos); b) Saúde, assistência social, educação e desenvolvimento; c) Parcerias com pais e comunidades.

Cada projeto aprovado e contratado deverá ter a duração máxima de 24 meses. No total das concessões, os recursos serão desembolsados aproximadamente na proporção de 50% pela FAPESP e 50% pela FMCSV.

Os recursos serão destinados exclusivamente às instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, os quais poderão ser aplicados conforme as regras para utilização de verbas de auxílios da FAPESP.

Foram aprovadas 16 propostas:

Pesquisador responsável

Título do Projeto

Ana Soledade Graeff Martins
Inst. Psiquiatria/SSSP
Nº do processo FAPESP: 2012/51628-7

Eficácia da terapia de interação pais-criança para o tratamento dos transtornos do comportamento disruptivo em pré-escolares

Claudia Maria Simões Martinez
Centro Ciências Biológicas Saúde/UFSCar
Nº do processo FAPESP: 2012/51636-0

Programa de atenção ao desenvolvimento infantil em creches: identificação e difusão das boas práticas no Estado de São Paulo

Cristina dos Santos Cardoso de Sá
Inst. Saúde Sociedade/Unifesp
Nº do processo FAPESP: 2012/51587-9

Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças filhas de mães soropositivas

Edison de Jesus Manoel
Esc. Educação Física Esporte/USP
Nº do processo FAPESP: 2012/51675-5

Estudos sobre o contexto físico e sociocultural do desenvolvimento da ação motora na infância

Eloisa Tudella
Centro Ciências Biológicas Saúde/UFSCar
Nº do processo FAPESP: 2012/51623-5

Programa de intervenção: uma análise do microssistema de lactentes aos seis meses de idade abrigados

Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Fac. Medicina/USP
Nº do processo FAPESP: 2012/51634-7

Identificação precoce de déficits de linguagem e dificuldades comportamentais para intervenção psicoeducativa como política pública de educação

Guilherme Vanoni Polanczyk
Inst. Psiquiatria/SSSP
Nº do processo FAPESP: 2012/51624-1

Um ensaio clínico randomizado comparando o efeito do treino de funções executivas e de habilidades de linguagem sobre a prontidão escolar em crianças pré-escolares

Jair de Jesus Mari
Esc. Paulista Medicina/Unifesp
Nº do processo FAPESP: 2012/51584-0

Estudo multicêntrico: treino parental com videomodelação para a aquisição de habilidades sociais em crianças com autismo

Lislaine Aparecida Fracolli
Esc. Enfermagem/USP
Nº do processo FAPESP: 2012/51588-5

Adaptação transcultural e validação de conteúdo do family nursing partnership para o brasil

Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Centro Educação Ciências Humanas/UFSCar
Nº do processo FAPESP: 2012/51583-3

Avaliação de intervenção breve com pais para prevenção do trauma cerebral abusivo

Maria Beatriz Martins Linhares
Fac. Medicina Ribeirão Preto/USP
Nº do processo FAPESP: 2012/51633-0

Avaliação de indicadores de temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses

Mariangela Lopes Bitar
Fac. Medicina/USP
Nº do processo FAPESP: 2012/51671-0

Diálogo com pais sobre comunicação e saúde

Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Centro Ciências Biológicas Saúde/UFSCar
Nº do processo FAPESP: 2012/51586-2

Avaliação dos hábitos de vida segundo a Assessment of Life Habits (LIFE-H): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras

Orlando Francisco Amodeo Bueno
Escola Paulista de Medicina/Unifesp
Nº do processo FAPESP: 2012/51585-6

Desenvolvimento de um programa de formação em desenvolvimento cognitivo para profissionais da educação infantil: o modelo de resposta a intervenção

Roberta Stangherlim
Univ. Nove de Julho campus Memorial/Uninove
Nº do processo FAPESP: 2012/51622-9

Educação das crianças pequenas: a formação dos professores no curso de pedagogia

Vera Lucia Jornada Krebs
Inst. da Criança/SSSP
Nº do processo FAPESP: 2012/51629-3

Detecção de marcadores de risco para o crescimento e desenvolvimento infantil: acompanhamento ambulatorial de recém-nascidos nos primeiros dois anos de idade corrigida para a prematuridade

 
Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/7172