Chamada de Propostas Internacional em Química Sustentável

IMPORTANTE: informações atualizadas em 24/01/13.

A FAPESP, juntamente com a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) e outras agências nacionais de fomento, lança a Chamada Internacional de Propostas “Novos Enfoques na Teoria e Síntese Moleculares e Supramoleculares para a Catálise Sustentável”.

A Chamada de Propostas tem como objetivo alimentar a cooperação internacional em química sustentável, sendo os pesquisadores nesse campo elegíveis ao apoio financeiro por parte de suas respectivas agências de fomento à pesquisa e respeitadas as respectivas condições de elegibilidade. Este programa é desenhado para equipes de três a quatro pesquisadores principais, englobando até três países. Equipes maiores podem ser consideradas, sendo incumbência das equipes articular um plano claro e robusto que permita uma coesão científica e uma efetiva gestão dos recursos. Cada equipe pode submeter apenas uma única proposta conjunta.
 
A motivação desta chamada é promover a colaboração entre pesquisadores de destaque em tópicos de química sustentável e projetos de até 03 anos. Uma proposta de interesse da chamada deverá necessariamente:
 
1. Introduzir novas abordagens para o desenvolvimento de novos catalisadores, em que elementos raros sejam substituídos por elementos abundantes e de fácil extração;
2. Endereçar algum problema ambiental significativo.
 
Esta chamada não tem como objetivo fomentar: (i) pesquisa básica que foque em técnicas biológicas, processos celulares ou problemas biomédicos; (ii) pesquisa aplicada que foque em sólidos estendidos e materiais brutos; (iii) projeto, otimização ou outros aspectos de engenharia de dispositivos; (iv) conceitos de engenharia na Química, tais como aumento de escala, processamento, dinâmica de transportes e estabilidade a longo prazo.
 
Além da FAPESP, fazem parte desta parceria as seguintes instituições:
 
• IUPAC Division of Chemistry and the Environment
• Secretariat: proposal@iupac.org 
• National Natural Science Foundation of China (NSFC), China; 
• Dr. Guojun Zhang: zhanggj@nsfc.gov.cn

• National Science Foundation (NSF), United States of America; 
• Dr. Zeev Rosenzweig: zrosenzw@nsf.gov
• Dr. Carol Bessel: cbessel@nsf.gov

• Deutsche Forschungsgemeinschaft e.V. (DFG), Germany; 
• Dr. Markus Behnke: Markus.Behnke@dfg.de
 
Grupos de pesquisa interessados em submeter propostas no âmbito desta Chamada devem estar cientes das seguintes datas:
 
1) Cartas de interesse devem ser submetidas até 1º de fevereiro de 2013 (conforme instruções disponíveis nas Diretrizes do Programa); O formulário ali descrito deverá ser preenchido e enviado em arquivo PDF (juntamente com as informações adicionais do pesquisador principal de cada país envolvido) pelo Coordenador do Projeto multinacional para o endereço proposal@iupac.org.
 
2) Propostas completas para os projetos elegíveis devem ser submetidas até 29 de março de 2013;
 
3) Os resultados finais desta chamada serão comunicados aos proponentes até 30 de setembro de 2013;
 
4) O financiamento de todas as propostas deverá ter início em Janeiro de 2014.
 
São elegíveis para esta Chamada pesquisadores que tenham auxílios vigentes na FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Projetos Temáticos ou CEPID (Coordenadores ou Pesquisadores Principais).
 
Informações detalhadas podem ser obtidas junto à IUPAC em:
www.iupac.org/news/news-detail/article/international-call-for-proposal-in-sustainable-chemistry.html
 
Questões sobre esta oportunidade devem ser dirigidas ao e-mail chamada-fapesp-iupac@fapesp.br
 
Mais informações e detalhes sobre as propostas completas serão disponibilizados após o dia 02 de fevereiro, na página da FAPESP.
 
(O e-mail FAPESP acima, usado especificamente para esta chamada, não é mais válido)