FAPESP – APAE DE SÃO PAULO CHAMADA DE PROPOSTAS 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SÃO PAULO – APAE (APAE DE SÃO PAULO) anunciam oportunidade de financiamento para Jovens Pesquisadores em São Paulo, SP.

1. Introdução

A FAPESP e a APAE DE SÃO PAULO convidam Pesquisadores para apresentar à FAPESP propostas para financiamento na modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador.

A FAPESP e a APAE DE SÃO PAULO estão interessadas em apoiar candidatos de destaque em áreas de interesse da APAE e da FAPESP. A pesquisa deverá ser desenvolvida na APAE DE SÃO PAULO.

Esta Chamada é feita no âmbito do Acordo de Cooperação em Pesquisa entre a FAPESP e a APAE DE SÃO PAULO, publicada em www.fapesp.br/7165, e está sendo divulgada simultaneamente pela FAPESP e pela APAE DE SÃO PAULO em: www.fapesp.br/7402 e www.apaesp.org.br, respectivamente.

2. Tipo de financiamento oferecido nesta chamada

Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador: Jovens cientistas com título de Doutor e contando com excelente experiência após o doutoramento podem inscrever-se nesta chamada, conforme normas da FAPESP relativas ao Programa Jovem Pesquisador disponíveis em www.fapesp.br/jp.

A modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador prevê a criação de oportunidades para jovens pesquisadores de grande potencial em centros emergentes como a APAE DE SÃO PAULO.

Este programa faz parte da estratégia da FAPESP para fortalecer as instituições de pesquisa do Estado, favorecendo a criação de novos grupos de pesquisa atuantes no estado-da-arte de áreas internacionalmente relevantes e novas para o Estado de São Paulo. Os projetos de pesquisa, liderados por investigadores em início de carreira, devem ser cientificamente sólidos, visando a criação de novos grupos de pesquisa.

2.1 Requisitos: O candidato deve possuir título de doutor, bem-sucedida experiência de pós-doutoramento e demonstrar um claro potencial de liderança científica no seu campo. Um jovem investigador é um pesquisador independente e, como tal, não tem um supervisor.

2.2 Itens financiáveis no âmbito do Programa Jovem pesquisador da FAPESP: Bolsa da FAPESP, na modalidade Jovem Pesquisador (JP); equipamentos; materiais de consumo; viagens relacionadas à pesquisa; bolsas de estudo para estudantes de graduação e de doutorado; reserva técnica correspondendo a 15% do valor do auxílio integral para despesas relacionadas às atividades de pesquisa.

2.3 Duração: A duração máxima do Auxílio JP é de até quatro anos.

3. Áreas do conhecimento:

Com o objetivo de ampliar a base de conhecimentos sobre a Deficiência Intelectual no País, a presente Chamada de Propostas convida à apresentação de Propostas de Pesquisa nesta área do conhecimento e que apresentem pelo menos uma das seguintes abordagens:

3.1 Genética e Biologia Molecular;

3.2 Cognição e Comportamento;

3.3 Imaginologia Cerebral;

3.4 Neonatologia e Triagem Neonatal.

4. Apresentação da proposta:

Os candidatos interessados deverão apresentar a proposta conforme normas da FAPESP para o Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, disponível em www.fapesp.br/4521, incluindo os formulários e documentação exigidos nessa modalidade.

5. Elegibilidade e apresentação de propostas

Em todos os casos o solicitante deve possuir um diploma de doutorado. Outros requisitos estão descritos na Seção 2 acima. As propostas deverão incluir, além do projeto de pesquisa, toda a documentação mencionada na Seção 4.

6. Análise e seleção

6.1 Os candidatos serão pré-selecionados pela APAE DE SÃO PAULO.

6.2 As propostas, a serem apresentadas à FAPESP pelos candidatos pré-selecionados, serão analisadas por meio de um processo competitivo através do sistema seguido pela FAPESP de revisão por pares, que analisará o mérito e a relevância dos projetos de pesquisa de interesse e a excelência acadêmica dos candidatos. Os resumos dos projetos e o link para o currículo lattes do pesquisador deverão ser enviados com o título PROJETO FAPESP para o e-mail instituto@apaesp.org.br. Solicita-se envio por e-mail de cópia do diploma de doutorado, RG e CPF (ou passaporte para estrangeiros não residentes no Brasil) e duas referências na área de pesquisa.

7. Cronograma

Anúncio da Chamada nos websites da FAPESP e da APAE DE SÃO PAULO

06/12/2012

Data limite para “declaração de interesse” à APAE para pré-seleção de Candidatos

08/02/2013

Anúncio dos Candidatos pré-selecionados pela APAE para apresentação de propostas à FAPESP

18/02/2013

Data limite para apresentação de propostas à FAPESP

15/03/2013

Notificação das propostas bem sucedidas

17/05/2013

Os resultados finais serão anunciados tanto no website da FAPESP (www.fapesp.br) como no da APAE DE SÃO PAULO (www.apaesp.org.br). Também será enviada aos interessados notificação direta dos resultados.

8. Contrato das propostas selecionadas

As propostas selecionadas serão objeto de um acordo de pesquisa (Termo de Outorga), por escrito, a ser assinado pelo Pesquisador Responsável em São Paulo, pela FAPESP e pela APAE DE SÃO PAULO.

9. Cancelamento do auxílio

A FAPESP poderá cancelar o auxílio se, durante sua implementação, haja fato de gravidade suficiente para justificar tal cancelamento, a critério da Diretoria Científica, sem prejuízo de quaisquer outras ações apropriadas.

10. Outras informações e pontos de contato para questões relativas a este Edital

Todas as questões relacionadas a este Edital deverão ser dirigidas a:

10.1 FAPESP:

Dr. Eric Kors Vidsiunas, Diretor de Área, chamada_APAE@fapesp.br

10.2 APAE DE SÃO PAULO:

Dra. Laura M. F. Ferreira Guilhoto, Coordenadora de Pesquisas, Instituto APAE DE SÃO PAULO

Prof. Dr. Esper Abrão Cavalheiro, Presidente do Conselho Científico do Instituto APAE DE SÃO PAULO