English version

Memorando de Entendimento entre FAPESP e Ianas

Memorando de Entendimento  entre  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, e o Inter American Network of Academies of Science, IANAS

A InterAmerican Network of Academies of Sciences, IANAS, cujo objetivo é financiar o desenvolvimento científico e tecnológico nas Américas por meio da capacitação Acadêmica e aumentar suas interações, fortalecer a ciência local como uma ferramenta para promover desenvolvimento, prosperidade e igualdade no Hemisfério.
e
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, uma Agência que fomenta Pesquisa por meio de processo de avaliação por pares com o objetivo de desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo.

Considerando que:

  • Cooperação científica é essencial para o avanço do conhecimento;
  • Cooperação Científica contribui para o desenvolvimento de cooperações internacionais entre os países das Américas;
  • Aumentar as oportunidades de cooperação científica nas Américas, por meio de colaboração e solidariedade será benéfico para o desenvolvimento social e econômico dos países e regiões das Américas.

IANAS e a FAPESP concordam com o seguinte:

1) IANAS e a FAPESP desejam desenvolver uma parceria pela qual as signatárias selecionarão e financiarão estudantes, pesquisadores e projetos de pesquisa em conformidade com o descrito a seguir:

2) A IANAS irá pré-selecionar e apresentar candidatos as seguintes modalidades e apoio da FAPESP: Pesquisador Visitante, Bolsa de Doutorado, Bolsa de Pós-doutorado e Jovem Pesquisador.

3) A FAPESP irá oferecer treinamento a pessoas designadas por cada Academia para oferecer assistência aos candidatos na preparação de suas propostas ou a fazer contatos em São Paulo com o objetivo de encontrar parceiros/supervisores/assessores adequados.

4) Por meio desta colaboração a FAPESP oferecerá, aos candidatos indicados pela IANAS, acesso aos seguintes programas:

a) Pesquisador Visitante: candidatos devem ter doutorado concluído e um vínculo institucional no país de origem. Estes devem encontrar um pesquisador em São Paulo para recebê-lo por um período de duas semanas até 12 meses, para trabalhar num projeto de pesquisa em uma instituição do estado de São Paulo.

b) Bolsa de Doutorado: o candidato, titular de um diploma de graduação reconhecido nacionalmente, deve ser aceito em um Programa de pós-graduação em qualquer programa de pós-graduação no Estado de São Paulo.

c) Bolsa de Pós-doutorado: O candidate deve ser titular de um diploma de doutorado, obtido nos últimos sete anos, e encontrar um supervisor em uma instituição de pesquisa do estado de São Paulo. A bolsa terá duração de um ano, renovável por até três anos (em alguns casos pode ser até 5 anos).

d) Jovem Pesquisador: o candidato deve ser titular de um diploma de doutorado, uma experiência bem sucedida de pós-doutorado e demonstrar claro potencial de liderança científica em sua área de atuação. A concessão não requer um supervisor, mas os candidatos selecionados precisam encontrar uma instituição para acolhê-lo. Este auxílio inclui uma bolsa e fundos de pesquisa para equipamentos, consumo, viagem e bolsas para candidatos futuros a estudantes. Este auxílio teria duração de até quarto anos.

5) A FAPESP oferece aos candidatos relevantes informações acerca de seus programas no seu site www.fapesp.br e www.fapesp.br/en. Para melhor atendimento as orientações requeridas pelos candidatos, a FAPESP pode solicitar assistência a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).

6) A FAPESP receberá e analisará as propostas indicadas pela IANAS usando seu sistema assessoria.

7) A FAPESP fará o anúncio dos resultados para a IANAS e aos candidatos.