Programas Especiais da FAPESP

Programas Especiais da FAPESP

(foto: Eduardo Cesar)

Os Programas Especiais, financiados com recursos patrimoniais próprios da FAPESP, compreendem programas criados pela Fundação com o objetivo de capacitar recursos humanos em áreas consideradas estratégicas ou em que há reduzido número de quadros, modernizar a infra-estrutura física do sistema estadual de pesquisa, assegurar aos pesquisadores o acesso eletrônico a dados e informações do Brasil e do exterior, disseminar a atividade de pesquisa e induzir o desenvolvimento de pesquisas em áreas de fronteira ou de importância específica.

A capacitação de recursos humanos é objetivo de programas como Incentivo ao Jornalismo Científico (Midia Ciência) e Capacitação de Recursos Humanos de Apoio a Pesquisa (Capacitação Técnica).

A disseminação da atividade de pesquisa é objetivo do Programa de Apoio aos Jovens Pesquisadores, que visa ainda fixar e formar no Estado novas lideranças científicas.

Por fim, preocupada com a melhoria do ensino público de nível médio, a FAPESP criou um programa, Melhoria do Ensino Público, que reúne pesquisadores e professores de escolas públicas no desenvolvimento conjunto de novas propostas de educação e ensino.


Conheça os Programas Especiais da FAPESP: