English version

Chamada Belmont Forum - Informações complementares dirigidas aos pesquisadores do Estado de São Paulo

Os pesquisadores devem seguir o texto oficial da Chamada de propostas, publicada em www.belmontforum.org/iof (website da chamada), para todos os detalhes sobre a solicitação, financiamento, elegibilidade, critérios de seleção, participação, preparo de propostas e submissão.

Parceiros: esta chamada tem apoio da FAPESP, uma das organizações membro do Belmont Forum (http://igfagcr.org/index.php/belmont-forum), para a participação de pesquisadores no Estado de São Paulo.

Temas de pesquisa científica: Os temas convidados são Freshwater Security (Tema 1) e Coastal Vulnerability (Tema 2).
 
Financiamento da FAPESP: Dependendo das condições de elegibilidade e análise por pares, os recursos disponibilizados pela FAPESP para propostas nos dois temas convidados para esta Chamada são:
a) Freshwater Security: até o equivalente, em moeda brasileira (reais brasileiros), a € 1,500.000,00 (um milhão e quinhentos mil euros), sendo considerada a taxa de câmbio no momento do financiamento;
b) Coastal Vulnerability: o equivalente, em moeda brasileira (reais brasileiros), a € 1,000.000,00 (um milhão de euros), sendo considerada a taxa de câmbio no momento do financiamento.
c) O financiamento será concedido de acordo com o custo economico total, como descrito na Chamada.

Cronograma:

  • ULTIMA DATA PARA SUBMISSÃO de ”Pré-propostas”: 20 de julho de 2012
  • NOTIFICAÇÃO PARA A SUBMISSÃO DE “Propostas completas”: 20 de setembro de 2012
  • ULTIMA DATA PARA SUBMISSÃO DE “Propostas Completas”: 20 de dezembro de 2012

Princípios: De acordo com a Chamada, o Pesquisador Responsável (denominado “Leading Principal Investigator”, no texto official da Chamada) é oficialmente responsável pela submissão, gerenciamento e todas as comunicações com o Escritório de Programa Temático (“Theme Program Office”) incluindo a submissão da Pré-proposta e, se convidado, a submissão da Proposta Completa. Os projetos de pesquisa serão selecionados em um procedimento de duas etapas. Pré-propostas curtas devem ser submetidas  até 20 de julho de 2012, as quais serão analisadas por um comitê de análise científica que convidará a submissão de Propostas Completas a partir de 20 de setembro de 2012. As Propostas Completas deverão ser submetidas até 20 de dezembro de 2012.

Critérios de seleção: Cada proposta deve combinar contribuições significantes por cientistas de pelo menos 3 países participantes do Belmont Forum, e devem reunir pesquisadores de ciências naturais e sociais dentro da abordagem do(s) pacote(s) de trabalho no âmbito do tema descrito pela Chamada. A proposta deve demonstrar ligações claras entre os proponentes e estar em conformidade com os objetivos do programa e os campos de pesquisa designados endereçando o Tema de Freshwater Security ou Coastal Vulnerability. O Escritório de Programa Temático (“Theme Program Office”)  se responsabilizará pela revisão externa das propostas multilaterais. A FAPESP, como Organização Parceira, fornecerá ao Escritório de Programa Temático (“Theme Program Office”) ao menos a indicação de 3 assessores para cada proposta participante.

  • Propostas Completas serão analisadas por um Conselho de Especialistas baseado em critérios de seleção e pareceres de Assessores Externos, resultando em um conjunto de propostas recomendadas, altamente qualificadas.

Para todos os detalhes, os proponentes devem consultar o texto oficial da Chamada de Propostas.


DIRETRIZES GERAIS PARA OS PESQUISADORES PROPONENTES NO ESTADO DE SÃO PAULO

Proponentes do Estado de São Paulo são encorajados a contactar o Ponto de Contato Nacional da FAPESP, Alexandre Roccatto, através do endereço de E-mail chamada-belmontforum@fapesp.br, antes de iniciar a preparação de pré-propostas e propostas completas para submissão.

Para requerimentos específicos da FAPESP, por favor ver as Diretrizes descritas abaixo.

1) Elegibilidade e modalidades de financiamento nacional: as regras de elegibilidade padrão da FAPESP aplicam-se com as seguintes restrições:

1.1) Proponentes do Estado de São Paulo devem satisfazer os critérios de eligibilidade da FAPESP para uma das três modalidades de auxílios convidados como descrito nos endereços web correspondents:
a. Auxílio à Pesquisa Regular, em www.fapesp.br/137#4772;
b. Projeto Temático, em www.fapesp.br/176#4599;
c. Auxílio Pesquisador Visitante em Instituições Emergentes, em www.fapesp.br/en/6251

1.2) As propostas para os Auxílios de Pesquisa Colaborativa devem incluir pesquisadores de pelo menos três países participantes do Belmont Forum como definido na Chamada de propostas. A FAPESP irá financiar os parceiros do Estado de São Paulo em qualquer colaboração de sucesso trans-national.

2) Pré-propostas: As pré-propostas devem ser em Inglês e devem ser submetidas até 20 de Julho de 2012.

2.1) Uma cópia da Pré-proposta deve ser submetida pelo Pesquisador Responsável Lider (“Leading PI) através do sistema eletrônico acessível no site da chamada  em www.belmontforum.org/iof até 20 de July de 2012. Os pesquisadores responsáveis devem escrever as propostas diretamente no sistema. Entretanto, o formulário em formato MS Word poderá ser usado no processo de preparo e compartilhamento da proposta entre os demais pesquisadores colaboradores (membros do consórcio).

Para a FAPESP, é requerido que uma cópia impressa da Pré-proposta seja submetida  pelo Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo, para a FAPESP, até 20 de Julho de 2012, para o endereço descrito abaixo.

3. Propostas completas: para as pré-propostas selecionadas, as propostas completas correspondents devem também ser preparadas em inglês e devem ser submetidas eletronicamente, até 20 de Dezembro de 2012, para o Escritório de Programa Temático (“Theme Program Office”), via servidor seguro como instruído no texto oficial da Chamada de propostas.

3.1 É requerido que uma cópia impressa da proposta completa (formulários e todos os documentos) sejam submetidos para a FAPESP, incluindo os seguintes documentos para o endereço descrito abaixo:

(i) o correspondente formulário de submissão de propostas da  FAPESP  para a modalidade de auxílio escolhida (Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático ou Jovem Pesquisador em  Instituições Emergentes), preparado para esta Chamada, disponível a seguir. 

Formulário para encaminhamento de propostas à FAPESP: 
a) APR ou Temático: www.fapesp.br/chamadas/belmont/belmont_auxilios_0412.doc 
b) Jovem Pesquisador: www.fapesp.br/chamadas/belmont/belmont_jp_0412.doc.

(ii) todos os documentos listados na ultima página do formulário de submissão da FAPESP (projeto de pesquisa, composição da equipe, CVs dos pesquisadores, planilhas de orçamento, cronograma de desembolso,  etc.)

FAPESP
CHAMADA BELMONT FORUM
Rua Pio XI, 1500
05468-901 Alto da Lapa, Sao Paulo

4. Cada projeto será financiado por um periodo de 2 a 5 anos dependendo da modalidade do auxílio:
a) Auxílio à Pesquisa Regular, até 2 (dois) anos
b) Projeto Temático, até 5 (cinco) anos
c) Auxílio Pesquisador Visitante em Instituições Emergentes, até 4 (quatro) anos

5. As concessões no Estado de São Paulo estarão sujeitas aos Termos e Condições da FAPESP.

6.  A FAPESP tem a responsabilidade final para as decisões de recomendação de financiamento para as propostas selecionadas, a qual irá confirmar qualquer restrição orçamentária dos projetos submetidos antes da decisão final da concessão de acordo com o processo de análise, como descrito na Chamada de Propostas publicada no site official do BELMONT FORUM. 

Ponto de Contato Nacional da FAPESP (atualizado em 05/10/2012):
Alexandre Roccatto
Diretor de Área
FAPESP
E-mail: chamada-belmontforum@fapesp.br

(O e-mail FAPESP acima não é mais válido)