Belmont Forum e FAPESP lançam chamada

Belmont Forum e FAPESP lançam chamada

"Freshwater Security" e "Coastal Vulnerability" são os temas para seleção de projetos junto à colaboração internacional em pesquisa sobre mudanças climáticas globais (Wikimedia)


Freshwater Security” e “Coastal Vulnerability” são os temas para seleção de projetos junto à colaboração internacional em pesquisa sobre mudanças climáticas globais

O Fórum Belmont (Belmont Forum) é um grupo formado por algumas das principais agências financiadoras de projetos de pesquisa sobre mudanças ambientais no mundo, entre as quais a FAPESP. O objetivo do fórum, coordenado pelo International Group of Funding Agencies for Global Change Research (IGFA), é tentar mudar os rumos da colaboração internacional em pesquisa sobre mudanças ambientais por meio de chamadas conjuntas de pesquisas.

A primeira chamada de propostas do Fórum Belmont, lançada mundialmente no dia 15 de abril de 2012, aborda dois temas: Freshwater Security(Tema 1) e Coastal Vulnerability(Tema 2). A FAPESP destinará até o equivalente a 1,5 milhão de euros para apoiar projetos de pesquisa no Tema 1 e até 1 milhão de euros para projetos no Tema 2.

Cada proposta deve combinar contribuições significativas por cientistas de pelo menos 3 países participantes do Belmont Forum.

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo, podem participar da chamada.

Pré-propostas (em inglês) deverão ser submetidas unicamente no sistema eletrônico do site oficial da chamada. Além disso, cópias das pré-propostas deverão ser enviadas para a FAPESP até o dia 20 de julho.

Os autores das pré-propostas selecionadas serão notificados a partir do dia 20 de setembro e deverão submeter as propostas completas até o dia 20 de dezembro de 2012.

Os interessados em apresentar propostas devem seguir as regras disponíveis no site do Fórum Belmont (www.belmontforum.org/iof), que reúne informações detalhadas sobre a chamada.

Para pesquisadores do Estado de São Paulo, as propostas selecionadas serão financiadas por períodos de até cinco anos, dependendo da modalidade da FAPESP à qual a proposta está vinculada: até dois anos para Auxílio à Pesquisa – Regular; até cinco anos para Projeto Temático; e até quatro anos para o Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Mais informações sobre a chamada apoiada pela FAPESP a seguir.

Informações complementares dirigidas aos pesquisadores do Estado de São Paulo.

Os pesquisadores devem seguir o texto oficial da Chamada de propostas, publicada em www.belmontforum.org/iof (website da chamada), para todos os detalhes sobre a solicitação, financiamento, elegibilidade, critérios de seleção, participação, preparo de propostas e submissão.

Parceiros: esta chamada tem apoio da FAPESP, uma das organizações membro do Belmont Forum (http://igfagcr.org/index.php/belmont-forum), para a participação de pesquisadores no Estado de São Paulo.

Temas de pesquisa científica: Os temas convidados são Segurança Hídrica (Tema 1) e Vulnerabilidade Costeira (Tema 2)

Financiamento da FAPESP: Dependendo das condições de elegibilidade e análise por pares, os recursos disponibilizados pela FAPESP para propostas nos dois temas convidados para esta Chamada são:

a) Segurança Hídrica: até o equivalente, em moeda brasileira (reais brasileiros), a € 1,500.000,00 (um milhão e quinhentos mil euros), sendo considerada a taxa de câmbio no momento do financiamento;

b) Vulnerabilidade Costeira: o equivalente, em moeda brasileira (reais brasileiros), a € 1,000.000,00 (um milhão de euros), sendo considerada a taxa de câmbio no momento do financiamento.

c) O financiamento será concedido de acordo com o custo economico total, como descrito na Chamada.

Cronograma:

ULTIMA DATA PARA SUBMISSÃO de ”Pré-propostas”: 20 de Julho de 2012

NOTIFICAÇÃO PARA A SUBMISSÃO DE “Propostas completas”: 20 de Setembro de 2012

ULTIMA DATA PARA SUBMISSÃO DE “Propostas Completas”: 20 de Dezembro de 2012

Princípios: De acordo com a Chamada, o Pesquisador Responsável (denominado “Leading Principal Investigator”, no texto official da Chamada) é oficialmente responsável pela submissão, gerenciamento e todas as comunicações com o Escritório de Programa Temático (“Theme Program Office”) incluindo a submissão da Pré-proposta e, se convidado, a submissão da Proposta Completa. Os projetos de pesquisa serão selecionados em um procedimento de duas etapas. Pré-propostas curtas devem ser submetidas até 20 de Julho de 2012, as quais serão analisadas por um comitê de análise científica que convidará a submissão de Propostas Completas a partir de 20 de Setembro de 2012. As Propostas Completas deverão ser submetidas até 20 de Dezembro de 2012.

Critérios de seleção: Cada proposta deve combinar contribuições significantes por cientistas de pelo menos 3 países participantes do Belmont Forum, e devem reunir pesquisadores de ciências naturais e sociais dentro da abordagem do(s) pacote(s) de trabalho no âmbito do tema descrito pela Chamada. A proposta deve demonstrar ligações claras entre os proponentes e estar em conformidade com os objetivos do programa e os campos de pesquisa designados endereçando o Tema de Segurança Hídrica ou Vulnerabilidade Costeira. O Escritório de Programa Temático (“Theme Program Office”) se responsabilizará pela revisão externa das propostas multilaterais. A FAPESP, como Organização Parceira, fornecerá ao Escritório de Programa Temático (“Theme Program Office”) ao menos a indicação de 3 assessores para cada proposta participante.

  • Propostas Completas serão analisadas por um Conselho de Especialistas baseado em critérios de seleção e pareceres de Assessores Externos, resultando em um conjunto de propostas recomendadas, altamente qualificadas.

Para todos os detalhes, os proponentes devem consultar o texto oficial da Chamada de Propostas.

Diretrizes Gerais para os pesquisadores proponentes no Estado de São Paulo

Proponentes do Estado de São Paulo são encorajados a contatar o Ponto de Contato Nacional da FAPESP, Alexandre Roccatto, através do endereço de E-mail chamada-belmontforum@fapesp.br, antes de iniciar a preparação de pré-propostas e propostas completas para submissão.

Para requerimentos específicos da FAPESP, por favor seguir as Diretrizes descritas abaixo.

1) Elegibilidade e modalidades de financiamento nacional: as regras de elegibilidade padrão da FAPESP aplicam-se com as seguintes restrições:

1.1) Proponentes do Estado de São Paulo devem satisfazer os critérios de eligibilidade da FAPESP para uma das três modalidades de auxílios convidados como descrito nos endereços web correspondents:

a. Auxílio à Pesquisa Regular, em www.fapesp.br/137#4772;

b. Projeto Temático, em www.fapesp.br/176#4599;

c. Auxílio Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, em http://www.fapesp.br/en/6251

1.2) As propostas para os Auxílios de Pesquisa Colaborativa devem incluir pesquisadores de pelo menos três países participantes do Belmont Forum como definido na Chamada de propostas. A FAPESP irá financiar os parceiros do Estado de São Paulo em qualquer colaboração de sucesso trans-national.

2) Pré-propostas: As pré-propostas devem ser em Inglês e devem ser submetidas até 20 de Julho de 2012.

2.1) A Pré-proposta deve ser submetida pelo Pesquisador Responsável Líder (“Leading PI) através do sistema eletrônico acessível no site da chamada em www.belmontforum.org/iof  até 20 de July de 2012. Os pesquisadores responsáveis devem preparar as propostas diretamente no sistema. Entretanto, o formulário em formato MS Word poderá ser usado no processo de preparo e compartilhamento da proposta entre os demais pesquisadores colaboradores (membros do consórcio).

Para a FAPESP, é requerido que a pré-proposta seja enviada pelo Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo, até 20 de Julho de 2012, endereçado à “Chamada FAPESP/BELMONT FORUM, Rua Pio XI 1500, Alto da lapa, São Paulo, CEP 05468-901.

3.  Propostas completas: os Pesquisadores Responsáveis pelas pré-propostas selecionadas, serão convidados a submeter as propostas completas correspondentes. Essas propostas completas devem também ser preparadas em inglês e devem ser submetidas eletronicamente, até 20 de Dezembro de 2012, para o Escritório de Programa Temático (“Theme Program Office”), via servidor específico, conforme instruções no texto oficial da Chamada de Propostas.

3.1 Endereço para encaminhamento de cópias das pré-propostas e propostas completas à FAPESP.

É requerido que uma cópia impressa da proposta completa (formulários e todos os documentos) seja enviada para a FAPESP, endereçado à “Chamada FAPESP/BELMONT FORUM, Rua Pio XI 1500, Alto da lapa, São Paulo, CEP 05468-901.

Além da cópia da proposta, no envelope deverão estar incluídos os seguintes documentos :

(i) formulário para encaminhamento de propostas para a FAPESP para a modalidade de auxílio escolhida, disponível nos links abaixo:

a) para proposta de Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático: www.fapesp.br/chamadas/belmont/belmont_auxilios_0412.doc
b) para proposta Jovem Pesquisador em Centros Emergentes: www.fapesp.br/chamadas/belmont/belmont_jp_0412.doc.

(ii) todos os documentos listados na ultima página do formulário de encaminhamento de propostas para a FAPESP (projeto de pesquisa, composição da equipe, CVs dos pesquisadores, planilhas de orçamento, cronograma de desembolso, etc.)

4. Cada projeto será financiado por um periodo de 2 a 5 anos dependendo da modalidade do auxílio:

a) Auxílio à Pesquisa Regular, até 2 (dois) anos

b) Projeto Temático, até 5 (cinco) anos

c) Auxílio Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, até 4(quatro) anos

5. As concessões no Estado de São Paulo estarão sujeitas aos Termos e Condições da FAPESP.

6. A FAPESP tem a responsabilidade final para as decisões de recomendação de financiamento para as propostas selecionadas, a qual irá confirmar qualquer restrição orçamentária dos projetos submetidos antes da decisão final da concessão de acordo com o processo de análise, como descrito na Chamada de Propostas publicada no site official do BELMONT FORUM.

Ponto de Contato Nacional da FAPESP:

Alexandre Roccatto
Diretor de Área
FAPESP
E-mail: chamada-belmontforum@fapesp.br

Versão para impressão | URL: fapesp.br/6900