Marine Data Management: Perspectives and Research

Marine Data Management: Perspectives and Research

O International Workshop “Marine Data Management: Perspectives and Research” será realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2012, no auditório da FAPESP, em São Paulo.

O workshop é realizado pelo Programa BIOTA-FAPESP e pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa de Biodiversidade Marinha (NP-Bio Mar) da Universidade de São Paulo.

Data: 11 e 12 de abril de 2012
Local: Auditório FAPESP 

Sobre o evento


O workshop visa discutir processos e efetividade em esforços concentrados para organizar e sistematizar o conhecimento da região marinha e costeira do estado de São Paulo, a partir de bases de dados digitais, muitas delas já existentes. 
 
Ao longo das últimas décadas, inúmeros projetos de pesquisa foram realizados no Brasil, e mais especificamente no estado de São Paulo, voltados ao mapeamento e caracterização de aspectos bióticos e abióticos da região costeira e de plataforma continental. A quantidade de informação gerada nestes projetos é enorme, com parte da mesma indexada em trabalhos científicos. Poucas destas informações geradas, entretanto, estão incluídas em bases de dados que possam servir de plataformas para a disseminação do conhecimento e suporte para análises secundárias, em busca de padrões ainda não explorados. 
 
Tal cenário gera uma inevitável perda de grande quantidade de dados primários devido à ausência de meios eficientes e disseminados de armazenamento, manipulação e acesso das informações. O prejuízo científico e logístico desta falta de capacitação técnica é incomensurável. 
 
Além do prejuízo acadêmico, esta condição é antagônica à grande parte das tendências internacionais, as quais têm incentivado programas envolvendo a organização e disseminação de informações oceanográficas como base para a realização de pesquisa e suporte ambiental. 
 
É proposto, desta maneira, um encontro envolvendo pesquisadores de diversas instituições de modo a se estabelecer princípios e padrões de aplicações para que projetos sejam integrados de maneira consistente e coerente, para que não haja demasiada redundância ou desencontro de informações. 
 
O simpósio internacional "Marine Data Management: Perspectives and Research" tem como objetivos:
 
1) Apresentar para a comunidade científica brasileira os mais recentes avanços na pesquisa e planejamento de bancos de dados para o ambiente marinho;
2) Conscientizar a comunidade científica sobre a importância e possibilidades para a pesquisa no ambiente marinho, de forma a fomentar o seu desenvolvimento no Brasil;
3) Discutir o futuro de pesquisas marinhas no Brasil sob uma perspectiva dos dados gerados pelas mesmas e sua disponibilização para a comunidade científica e administrativa na diferentes esferas;
4) Buscar possibilidades para colaborações entre o Brasil e Instituições Internacionais, inserindo nossas pesquisas em um contexto global.