FAPESP e Microsoft Research divulgam resultado de chamada

FAPESP e Microsoft Research divulgam resultado de chamada

Chamada do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI aprova propostas em computação, biologia e biociências ()Nasa)

A FAPESP e a Microsoft Research divulgam a relação das propostas aprovadas na chamada pública (Chamada FAPESP 27/2011) do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI, lançada em 8 de novembro de 2011 no âmbito do convênio entre as instituições.

A chamada esteve voltada para explorar a aplicação da ciência da computação aos desafios da pesquisa fundamental em áreas relacionadas às mudanças climáticas globais e várias outras disciplinas ligadas às ciências do meio ambiente.

A chamada teve interesse particular em: a) Introdução de instrumentos e técnicas computacionais na aquisição, análise, elaboração e visualização de dados; b) Aplicação e exploração de modelos computacionais relacionados às mudanças climáticas globais e ao meio ambiente; c) Promoção do avanço da ciência de forma tal que o conhecimento gerado possa ser utilizado de forma multi e interdisciplinar; d) Aplicação da ciência da computação nos desafios de banco de dados em larga escala em pesquisa científica.

Propostas aprovadas:  

Título

Pesquisadores

NavScale: Navegando através de escalas no espaço, tempo e domínios do conhecimento

Claudia Maria Bauzer Medeiros
Inst. Computação/Unicamp
Processo FAPESP: 2011/52070-7

Uso da abordagem de biologia de sistemas para desenvolver um modelo de funcionamento em plantas

Marcos Silveira Buckeridge            
Inst. Biociências/USP
Processo FAPESP: 2011/52065-3

Interações entre solo-vegetação-atmosfera em uma paisagem tropical em transformação

Rafael Silva Oliveira         
Inst. Biologia/Unicamp
Processo FAPESP: 2011/52072-0

Esta foi a quinta chamada lançada pelo Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI. As quatro chamadas anteriores apoiaram 15 projetos de pesquisa, desenvolvidos por grupos de diversas instituições no Estado de São Paulo.

Mais informações: www.fapesp.br/acordos/microsoft