English version

FAPESP lança chamada paralela à da NSF para catalisar colaborações internacionais

FAPESP lança chamada paralela à da NSF para  catalisar colaborações internacionais

FAPESP e National Science Foundation apoiarão propostas associadas ao Programa Catalyzing New International Collaborations do NSF. Propostas serão recebidas na FAPESP até o dia 10 de outubro (foto: John McCormick/Virginia Tech/NSF)

FAPESP e National Science Foundation (NSF) apoiarão propostas associadas ao Programa Catalyzing New International Collaborations do NSF. Propostas serão recebidas na FAPESP até o dia 10 de outubro.

Pesquisadores no Estado de São Paulo podem submeter propostas de Auxílio à Pesquisa – Regular de até US$ 100 mil para que possam se associar com colegas dos Estados Unidos que submetam solicitações de financiamento à pesquisa à NSF dentro do programa Catalyzing New International Collaborations (CNIC).

Neste programa a NSF oferece recursos para projetos de visitas técnicas, realização de workshops e projetos piloto de pesquisa no valor de até US$ 100 mil Os detalhes estão em www.nsf.gov/funding/pgm_summ.jsp?pims_id=12815.

A NSF oferece financiamento a pesquisadores dos Estados Unidos que organizem cooperações em pesquisa com colegas de outros países. A NSF financia, nos projetos aprovados, as despesas do cientista daquele país, mas não a dos pesquisadores parceiros.

Ao financiar projetos de pesquisadores em São Paulo, a FAPESP amplia a possibilidade de que a associação do parceiro paulista com o parceiro nos Estados Unidos resulte em um projeto de maior porte e maior ousadia científica.

Os projetos à NSF devem ser submetidos até 1º de setembro de cada ano pelo pesquisador nos Estados Unidos. Para a submissão em São Paulo, em 2011 a FAPESP receberá propostas dos pesquisadores em São Paulo associados a colegas nos Estados Unidos até 10 de outubro.

"O estabelecimento de cooperações internacionais em pesquisa é um dos importantes desafios para que se possa aumentar o impacto da ciência feita em São Paulo. Esta interação permitirá criar oportunidades de colaboração com cientistas dos Estados Unidos que estão entre os melhores do mundo, também devido à forte seletividade da NSF", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

As propostas devem ser apresentadas, em inglês, à FAPESP por pesquisadores vinculados a instituições do Estado de São Paulo.

As propostas devem ser encaminhadas como Auxílio à Pesquisa – Regular, seguindo todas as condições e restrições dessa linha de fomento, exceto nos aspectos estabelecidos nesta chamada. Somente serão elegíveis as propostas envolvendo ambas as partes. Cada proposta deve ter um pesquisador responsável junto à NSF e um pesquisador responsável no Estado de São Paulo.

Mais informações no texto completo da chamada, em: www.fapesp.br/6515