English version

Chamada de Propostas FAPESP/KCL - 2011


Seleção pública de propostas para Intercâmbio de Pesquisadores em Cooperação Científica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP – e o King’s College London – KCL –, do Reino Unido.


1. Introdução:

A FAPESP e o KCL tornam pública a presente Chamada de Propostas e convidam pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa, públicas ou privadas, do Estado de São Paulo, que sejam Pesquisadores Responsáveis ou Principais por Auxílios à Pesquisa vigentes, apoiados pela FAPESP, nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou Centros de Pesquisa Inovação ou Difusão (Cepids) a apresentar projetos de intercâmbio de pesquisadores entre os dois países, nas formas e condições a seguir estabelecidas, que devem ser submetidos à FAPESP e ao KCL.


2. Objeto:

A presente Chamada tem por objetivo especificar as condições para apresentação de propostas de intercâmbio de pesquisadores brasileiros e do Reino Unido (pesquisadores, docentes-pesquisadores, pesquisadores em pós-doutoramento, e quando relevante, estudantes de doutorado em fase de preparo de tese) no âmbito do Convênio de Cooperação Científica entre a FAPESP e o KCL. Esta Chamada de Propostas é simultânea à Chamada emitida pelo KCL para pesquisadores do Reino Unido.


3. Pesquisadores elegíveis:

São considerados pesquisadores elegíveis, no âmbito dessa Chamada:

a) Pela FAPESP: Pesquisadores Responsáveis (ou Principais, no caso de Projetos Temáticos) por projetos de pesquisa vigentes nas modalidades Auxílios à Pesquisa da Linha Regular, Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou por Centros de Pesquisa Inovação ou Difusão (Cepids) financiados pela FAPESP.

b) Pelo KCL: Pesquisadores vinculados ao KCL.


4. Áreas de abrangência:

Nesta chamada de propostas, a FAPESP e o KCL consideram de interesse todas as áreas de conhecimento científico e tecnológico.


5. Cronograma:

Lançamento da Chamada na página eletrônica da FAPESP

15 Fevereiro 2011

Data limite para submissão das propostas

26 Abril 2011

Divulgação dos resultados

23 Maio 2011


6. Duração do projeto para intercâmbio
:

Cada proposta deverá ter a duração de, no máximo, 24 meses, e sua execução deve acontecer no período de vigência do projeto ao qual está vinculado.


7. Dos recursos financeiros
:

a) A FAPESP e o KCL apoiarão com recursos de até £ 6.000,00 anuais, pela vigência estabelecida na concessão, destinados necessariamente e exclusivamente a despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro-saúde) e nos termos da cláusula quarta do Convênio de Cooperação Científica celebrado entre os partícipes, constante do Anexo I desta Chamada.

b) A FAPESP apoiará, nas solicitações aprovadas, recursos para aquisição de passagens aéreas, seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Estado de São Paulo no Reino Unido.

c) O KCL apoiará nos projetos a ele submetidos e aprovados, recursos para aquisição de passagens aéreas, seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Reino Unido no Estado de São Paulo.


8. Características das propostas:

As propostas devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP, e pelo seu colaborador do Reino Unido ao KCL. Cada uma das Partes efetuará a seleção das propostas segundo sua sistemática de análise. Somente as propostas aprovadas por ambas as Partes serão financiadas.

À FAPESP, a proposta deve apresentada na forma de Auxilio à Pesquisa Regular vinculada ao projeto vigente (indicar no campo 5 do formulário de submissão). Esse auxílio deve ser exclusivamente dedicado a esta chamada e seguir as suas regras.

A proposta, submetida em inglês, deverá conter:

a) Formulário de Submissão e Cadastro do Pesquisador;

b) Súmula Curricular do Pesquisador Responsável;

c) Planilhas de Orçamento específicas para esta Chamada de propostas

d) Projeto de pesquisa, com no máximo dez (10) páginas de conteúdo científico, que contemple os seguintes pontos:

i. Resumo do projeto ao qual a proposta está vinculada, com resultados alcançados e previstos;

ii. Demonstração das linhas de atividade do projeto em andamento, ao qual se associa a solicitação, a serem beneficiadas pelo intercâmbio;

iii. Identificação de cada pesquisador e instituição envolvidos pelo KCL;

iv. Demonstração dos ganhos acadêmicos para o projeto esperados em decorrência da colaboração proposta com a equipe do KCL, destacando-se sua singularidade e especificidade;

v. Detalhamento das atividades previstas no intercâmbio, descritas de forma objetiva, apresentando-se justificativa e relevância, com definição dos indicadores de desempenho correspondentes. O envolvimento da equipe técnica da instituição executora deve ser explicitado;

vi. Descrição da disponibilidade de infra-estrutura e recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, excetuando-se as despesas de mobilidade solicitadas no pedido;

vii. Inclusão de ações que ampliem o impacto do intercâmbio na atividade de pesquisa no Estado de São Paulo, através de seminários, mini-cursos, visitas a outras instituições que tenham atividades de pesquisa em áreas afins;

viii. Cronograma de cada missão, desde que o valor total anual de missões não ultrapasse os recursos estipulados na cláusula 7 desta chamada de propostas;

ix. Indicação de possíveis ações para viabilizar participação futura em projetos multinacionais apoiados pela Comunidade Econômica Européia.
 

9. Apresentação e envio das propostas:

a) A proposta deverá ser encaminhada pelos proponentes até a data limite estabelecida no item 5 desta Chamada.

b) Após o encerramento do prazo limite para apresentação das propostas, nenhuma outra será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem explícita e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelo KCL aos proponentes.

c) Todas as propostas, sejam elas vinculadas a auxílios vigentes que tramitam no sistema SAGe ou fora dele, deverão ser encaminhadas para a FAPESP em papel, para o endereço Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, CEP 05468-901 – São Paulo/SP, mencionando em envelope fechado “Chamada FAPESP/KCL 2011”.

d) Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio.


10. Análise e seleção:

a) O processo de análise, enquadramento e aprovação das propostas recebidas pela FAPESP será realizado por assessoria ad hoc especialmente designada pela Diretoria Científica da Fundação.

b) As propostas serão pré-qualificadas e em seguida analisadas em processo competitivo, no qual será avaliado o mérito e a pertinência do projeto e a excelência acadêmica do candidato, a vinculação do projeto proposto àquele financiado pela FAPESP e o interesse da instituição que receberá o pesquisador.

c) Serão consideradas “não enquadradas” propostas que tenham sido enviadas em desacordo com os termos desta chamada.


11. Resultado da análise:

Os resultados finais serão divulgados nos portais da FAPESP (www.fapesp.br) e do KCL (www.kcl.ac.uk/research/groups/brazilinstitute/fapesp or https://www.kcl.ac.uk/research/internal/funding/fapesp.html) e através de comunicado aos interessados.


12.
Concessão, Acompanhamento e Avaliação dos Projetos

Caso a solicitação seja aprovada, será lavrado Termo de Outorga, a ser assinado pelo pesquisador responsável.

Os resultados obtidos deverão ser demonstrados em Relatórios Científicos. Prestações de Contas deverão ser encaminhadas de acordo com o estabelecido no Termo de Outorga.


13. Cancelamento da Concessão:

A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada, pela FAPESP, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, a critério da Diretoria Científica da FAPESP, sem prejuízo de outras providências cabíveis.


14. Impugnação da chamada de propostas:

Decairá do direito de impugnar os termos desta Chamada de Propostas, o proponente que não o fizer até o segundo dia útil anterior ao prazo final estabelecido para recebimento das propostas. Não terá efeito de recurso a impugnação feita por aquele que, o tendo aceitado sem objeção, venha apontar, posteriormente ao julgamento, eventuais falhas ou imperfeições.

Todas as consultas relativas a esta Chamada de Propostas de Pesquisa deverão ser dirigidas à

a. FAPESP - e-mail: Chamada_kcl@fapesp.br

b. KCL: Nicola Sainsbury, Assistente Sênior de Pesquisa; E-mail: nicola.sainsbury@kcl.ac.uk