Chamada de propostas FAPESP/INRIA 2011

CHAMADA FAPESP 02/2011

Seleção pública de propostas para intercâmbio de pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo e do Institut National de Recherche en Informatique et Automatique - INRIA, França, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre o INRIA e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.


1. Introdução

O Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o INRIA e a FAPESP é uma iniciativa de cooperação em pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e sua aplicação em quaisquer áreas do conhecimento, que tem por objeto estimular a colaboração científica entre pesquisadores do INRIA e de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. A presente Chamada de Propostas e sua contraparte publicada pelo INRIA oferecem apoio às seguintes ações:

a. A visita de pesquisadores do INRIA, e/ou de seus orientandos de doutorado e pós-doutorado para desenvolver trabalhos de pesquisa com pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo;

b. A visita de pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo, e/ou de seus orientandos de pós-graduação (mestrado, doutorado) e pós-doutorandos, ao INRIA para desenvolver trabalhos de pesquisa com os pesquisadores desta instituição.

Serão aceitas propostas de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e sua aplicação em quaisquer áreas do conhecimento, nas quais haja colaboração científica entre pesquisadores do INRIA e pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.


2. Objeto

A presente chamada especifica as condições para a apresentação de propostas para o intercâmbio de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo e pesquisadores do INRIA.

As propostas apoiadas receberão recursos para financiar a mobilidade dos pesquisadores através de missões envolvendo a ida de pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo a instalações do INRIA e a vinda de pesquisadores do INRIA a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo visando a execução de projetos colaborativos e o estabelecimento de relacionamentos duradouros entre cientistas do Estado de São Paulo e do INRIA.


3. Pesquisadores elegíveis

No âmbito desta chamada são elegíveis:

a. Pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo, na condição de Pesquisador Responsável ou um Pesquisador Principal de um Auxílio à Pesquisa vigente na FAPESP dentre as seguintes modalidades: Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático, Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centro de Pesquisa Inovação ou Difusão (CEPIDS);

b. Pelo lado francês, os pesquisadores e engenheiros do corpo científico do INRIA e os pesquisadores ou acadêmicos autorizados por sua instituição de origem a participar em projetos do INRIA.


4. Compromissos dos pesquisadores visitantes

Os pesquisadores que atuarem como visitantes, seja no INRIA para os pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo, seja na instituição no Estado de São Paulo para os pesquisadores do INRIA, serão considerados pelo organismo de recepção como "convidados", devendo os mesmos, a este título, se adequarem às obrigações e regulamentos da instituição que os estará recebendo.


5. Áreas de abrangência

Esta chamada está aberta a todos os temas relacionados à TIC e sua aplicação nos quais haja colaboração científica entre pesquisadores do INRIA e pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

Os laboratórios do INRIA e seus projetos podem ser consultados em www.inria.fr/recherche/equipes/listes/alpha.en.html.


6. Cronograma

Lançamento da chamada 27 de janeiro de 2011
Data limite para submissão das propostas 01 de março de 2011
Divulgação dos resultados a partir de 16 de maio de 2011

A data limite para submissão das propostas refere-se à data do carimbo dos Correios nos envelopes ou à data de recebimento registrada pelo protocolo no caso dos envelopes entregues diretamente na FAPESP.


7. Características das Propostas
 

7.1. Simultaneidade e simetria na apresentação

Cada proposta deve ser apresentada por um pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP simultaneamente à apresentação de proposta idêntica pelo pesquisador francês parceiro ao INRIA. 

7.2. Organização e conteúdo da proposta

A proposta deverá ser apresentada à FAPESP por meio de um Auxílio à Pesquisa Regular Relacionado a um Auxílio FAPESP vigente dentre as seguintes modalidades: Auxílio à Pesquisa- Regular, Projeto Temático, Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centro de Pesquisa Inovação ou Difusão (Cepids). Aplicam-se todas as condições e restrições para o Auxílio Regular à Pesquisa, além das condições descritas nesta Chamada de Propostas.

7.2.1 Deve-se utilizar o Formulário de Inscrição específico, disponível em www.fapesp.br/chamadas/inria/inria-form2011.doc e o formulário de orçamento (veja na seção 8 desta chamada de propostas, a relação de itens financiáveis), disponível em www.fapesp.br/chamadas/inria/inria-planilha2011.xls.

7.2.2 Os documentos de submissão devem ser enviados em inglês e contemplar as seguintes condições, semelhantes às apresentadas pela equipe francesa:

a. Identificar cada pesquisador e as instituições parceiras envolvidas com a execução do projeto. Deverão ser anexados os currículos dos pesquisadores franceses que participarão das missões, bem como o currículo do coordenador do projeto no INRIA;

b. Demonstrar os ganhos acadêmicos para o projeto a serem obtidos com a colaboração com a equipe francesa;

c. Detalhar as atividades de pesquisa colaborativa que serão desenvolvidas descrevendo-as de forma objetiva. Explicitar o envolvimento da equipe científica da instituição executora, apresentando sua justificativa e relevância, definindo os indicadores de desempenho correspondentes. Indicar claramente como tais atividades estão associadas ao projeto em andamento;

d. Indicar as etapas chave do projeto e a participação dos pesquisadores em cada uma dessas etapas.

e. Explicitar a disponibilidade de infraestrutura e de recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, excetuando-se as despesas solicitadas nesta proposta;

f. Incluir ações que ampliem o impacto do projeto na atividade de pesquisa no Estado de São Paulo por meio de seminários, minicursos e visitas a outras instituições que tenham atividades de pesquisa em áreas afins;

g. Incluir o cronograma indicativo das missões (datas, participantes e objetivos incluindo o custo estimado para cada missão).

7.3. Apresentação e envio das propostas

a. As propostas deverão ser encaminhadas em papel, não encadernadas e em envelope fechado até a data limite estabelecida na Seção 6 desta Chamada.

b. Nenhuma proposta será recebida ou processada após o encerramento do prazo limite para apresentação das propostas constante na Seção 6 desta Chamada, assim como não serão aceitos adendos, modificações ou esclarecimentos que não tenham sido explícita e formalmente solicitados aos proponentes pela FAPESP ou pelo INRIA.

c. As propostas deverão ser encaminhadas por correio para a FAPESP, sediada na Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, CEP 05468-901 - São Paulo/SP, mencionando-se no envelope "Chamada FAPESP/INRIA 2011". A data limite de postagem deve coincidir com a data limite para apresentação das propostas.

d. Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio.

7.4. Duração do apoio oferecido

Cada proposta será apoiada por um período máximo de 2 (dois) anos.


8. Itens financiáveis

a. A FAPESP apoiará com recursos de até 10 mil euros anuais o intercâmbio entre pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo por meio da realização de missões para atividades de pesquisa colaborativa no INRIA.

b. Cada missão compreende a ida à França de pesquisadores principais do projeto FAPESP, ou de seus alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado) e pós-doutorado, por um período de até 1 (um) mês a cada oportunidade.

c. Os recursos oferecidos pela FAPESP para as missões destinam-se ao pagamento das passagens de ida e volta para o pesquisador de instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo ir à França, e ao pagamento de diárias segundo a tabela de diárias no exterior da FAPESP.

d. A FAPESP concederá aos pesquisadores do Estado de São Paulo seguro-saúde em viagens ao exterior de até 1 (um) mês de duração, conforme Tabela de Valores da FAPESP.


9. Análise

a. A análise e seleção das propostas recebidas pela FAPESP serão realizadas pela sua Diretoria Cientifica usando as Coordenações de Área, eventualmente com o auxilio de pareceres de assessores ad hoc especialmente convidados para a análise das propostas, e a Coordenação Adjunta.

b. O INRIA fará a seleção por meio de seu sistema de seleção de propostas.

c. Somente as propostas aprovadas por ambas as partes, FAPESP e INRIA, serão apoiadas, segundo a decisão final de um Comitê Misto Paritário formado por membro de ambas as partes.

d. Serão critérios de análise das propostas:

d.1. A contribuição da parceria a ser desenvolvida para o desempenho do projeto em andamento a que se vincula;

d.2. A natureza da nova cooperação e a complementaridade a ser criada pelos laços de parceria;

d.3. A transferência mútua de competências e de conhecimento e a participação de pós-doutores ou de jovens pesquisadores nos projetos;


10. Para esclarecimentos

Para esclarecimentos, por favor, envie mensagem para

Alexandre Roccatto
E-mail: chamada_fapesp_inria@fapesp.br

Para atendimento mais eficaz, por favor, inclua "Chamada FAPESP-INRIA" no campo "Assunto" do e-mail.


11. Resultado da Análise

Os resultados serão divulgados no portal da FAPESP (www.fapesp.br) e por meio de comunicação aos proponentes.


12. Confidencialidade e Propriedade Intelectual

Compete aos Pesquisadores Responsáveis pelos projetos tomarem as providências cabíveis quanto à proteção da propriedade intelectual, observando, em particular, os Artigos 5º e 6º do Acordo celebrado entre a FAPESP e o INRIA. Estes artigos remetem ao Anexo I que terá termos e condições incorporados ao Termo de Outorga a ser assinado pelo pesquisador contemplado. O texto do Acordo está disponível em: www.fapesp.br/acordos/inria.


13. Acompanhamento e análise dos projetos

Caso a solicitação seja aprovada, os resultados científicos obtidos com o intercâmbio deverão ser explicitados nos relatórios científicos conforme especificado no Termo de Outorga de concessão do Auxílio..


14. Cancelamento da concessão

A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela FAPESP ou pelo INRIA, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, a critério do Comitê Misto Paritário , sem prejuízo de outras providências cabíveis.