Comunicado conjunto sobre a transferência do Sistema de Informação da revista Biota Neotropica e do website da Rede BIOTA de Bioprospecção e Bioensaios (BIOprospecTA)

Comunicado conjunto sobre a transferência do Sistema de Informação da revista Biota Neotropica e do website da Rede BIOTA de Bioprospecção e Bioensaios (BIOprospecTA)


A Diretoria Científica da FAPESP, a coordenação do programa BIOTA-FAPESP e o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) comunicam à comunidade científica a transferência do Sistema de Informação da revista Biota Neotropica e do website da Rede Biota de Bioprospecção e Bioensaios (BIOprospecTA), para a unidade do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad-SP), localizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em agosto de 2007, as três universidades estaduais paulistas se comprometeram com o processo de institucionalização dos Sistemas desenvolvidos pelo Programa Biota-FAPESP, oferecendo uma contrapartida de pessoal e instalações para abrigar esses sistemas. Essa parceria começa a se concretizar agora, com a transferência da revista Biota Neotropica e do website do BIOprospecTA. Comunicamos, portanto, que a partir de 1º de dezembro de 2010, o endereço www.biotaneotropica.org.br passou a ser respondido por uma máquina fisicamente localizada no Cenepad-SP, sob a responsabilidade do professor Carlos Alfredo Joly, presidente da coordenação do programa BIOTA na FAPESP. A partir de agora, a manutenção e o desenvolvimento de novos módulos e/ou ferramentas desses sistemas serão realizados com apoio do Cenapad e da Unicamp, sob a responsabilidade e supervisão da coordenação do programa BIOTA-FAPESP.

O CRIA agradece à FAPESP pelo apoio ao desenvolvimento do sistema de informação da revista, que teve o seu primeiro número veiculado no ano de 2001. É importante ressaltar o caráter inovador da revista que, além de ser online only, foi desenvolvida visando à interoperabilidade com os demais sistemas BIOTA e outros sistemas de informação. Agradecemos também à comunidade científica pela confiança expressada ao publicarem seus artigos na revista.

A coordenação do programa BIOTA-FAPESP agradece ao CRIA, em nome da comunidade de pesquisadores associados ao programa, pelo desenvolvimento de um sistema altamente inovador para a criação e lançamento da Biota Neotropica há dez anos. Sem dúvida, a qualidade e o arrojo do sistema contribuíram também para que a revista alcançasse rapidamente o reconhecimento da comunidade científica no Brasil e no exterior. Cabe mencionar ainda o esforço do CRIA em manter a Biota Neotropica online por dez anos, publicando regularmente os novos números (dois por ano até 2005, três até 2007 e quatro por ano desde 2008) sem atrasos, o que permitiu obtermos e mantermos o registro da revista em vários indexadores nacionais e internacionais.


São Paulo, 13 de dezembro de 2010

Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretoria Científica, FAPESP
Carlos Joly
, coordenação do programa BIOTA-FAPESP
Vanderlei Perez Canhos
, Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA