Chamada de Propostas FAPESP/Inserm - Chamada FAPESP 08/2010

Chamada Pública de Propostas para intercâmbio de pesquisadores em Cooperação Científica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Instituto Nacional de Saúde e da Pesquisa Médica (INSERM), da França, no âmbito do Acordo de Cooperação Científica celebrado entre as duas Instituições, constante no Anexo I desta Chamada.


1. 
Introdução

A FAPESP e o INSERM tornam pública a presente Chamada de Propostas e convidam pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa, públicas ou privadas, do Estado de São Paulo, que já colaboram cientificamente  com uma equipe francesa, a apresentar projetos para a realização de programas de intercâmbio entre os pesquisadores dos dois países, nas formas e condições a seguir estabelecidas.


2. Objeto

A presente Chamada tem por objetivo especificar as condições para apresentação de propostas para a realização de intercâmbio de pesquisadores brasileiros e franceses (pesquisadores, docentes-pesquisadores, pesquisadores em pós-doutoramento). Esta Chamada de Propostas é simultânea a Chamada emitida pelo INSERM para pesquisadores franceses.
 

3. Duração do projeto de intercâmbio

Cada projeto deverá ter vigência de até 24 meses, podendo ser renovado uma vez.  A duração dos estágios poderá ser de até 3 (três) meses e podem ser feitas até 2 viagens por ano/projeto.
 

4. Financiamento

Cada Parte é responsável pelas despesas de transporte (ida e volta) e seguro saúde de seus próprios pesquisadores e pelas despesas de estadia do pesquisador visitante.
 

5. Avaliação

Os projetos de pesquisa são avaliados por cada agência, de acordo com suas sistemáticas de análise, levando em conta.

  • excelência científica e viabilidade do projeto;
  • complementaridade das equipes.


6. 
Características das Propostas

As propostas devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP e pelo seu colaborador na França ao INSERM. Somente as propostas aprovadas por ambas as Partes serão financiadas.

Pedidos apresentados unilateralmente, bem como projetos que já tenham sido financiados no âmbito deste acordo por quatro anos, não serão considerados.

À FAPESP, a propostas deverá ser encaminhada por meio do Formulário se submissão personalizado para o Acordo FAPESP-INSERM e deverá conter:

a) Formulário de Submissão integralmente preenchido

b) Projeto de pesquisa, com no máximo dez (10) páginas de conteúdo científico acompanhado da bibliografia.

c) Sumula Curricular dos pesquisadores proponentes no Brasil e na França

d) Sumula curricular do(s) candidato(s) ao estágio no Brasil e na França

e) Documento oficial declarando o comprometimento formal da participação das instituições (paulistas e francesas) executoras, assegurando a disponibilidade de instalações e equipamentos necessários à execução do projeto no período das missões de intercâmbio.

f) Resultados de auxílios anteriores desenvolvidos com a equipe parceira

g) Detalhamento das atividades previstas no intercâmbio a serem desenvolvidas no Brasil e na França, descritas de forma objetiva, apresentando-se justificativa e relevância, com definição dos indicadores de desempenho correspondentes.

h) Anexar Quadro Resumo especificando as missões previstas, número de pesquisadores participantes, e número de dias de cada missão, a serem realizadas no laboratório francês e no laboratório brasileiro.

i) Descrição da disponibilidade de infraestrutura e recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, excetuando-se as despesas de mobilidade ora solicitadas.
 

7. Prazos

A apresentação de propostas para o biênio 2011-2012 deverá ser realizada até o dia 31 de agosto de 2010.
 

DOCUMENTAÇÃO IMPRESCINDÍVEL PARA ANÁLISE: Descritos no item 14 do formulário de submissão.