Aprovados na chamada FAPESP-Whirlpool (Unidade Embraco)

Aprovados na chamada FAPESP-Whirlpool (Unidade Embraco)

(fotos: Embraco)

FAPESP e Whirlpool (Unidade Embraco) divulgam a relação das propostas aprovadas na chamada pública lançada em 27 de julho de 2009 no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

O acordo FAPESP-Whirlpool tem como objetivo desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem estabelecidos e desenvolvidos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, e da Whirlpool (equipes mistas).

Os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de: refrigeração, termodinâmica, análise estrutural, acústica e vibrações, motores, mancais, processos de fabricação e materiais; e, simultaneamente, na aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional.

A proposta aprovada foi:

Número do Processo Pesquisador Instituição Título do projeto
2009/53478-0 
(concessão cancelada em 05/04/2011)
Gherhardt Ribatski EESC/São Carlos Avaliação experimental da utilização de sistemas de recirculação de líquido na dissipação de elevadas taxas de calor com base na ebulição convectiva de nanofluídos


Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/whirlpool