English version

Aprovados na chamada FAPESP-ISTP Canada

Aprovados na chamada FAPESP-ISTP Canada

Instituições divulgam propostas aprovadas na chamada lançada em outubro de 2009 (foto: ISTO Canada)

A FAPESP e o International Science and Technology Partnerships Canada (ISTPCanada) divulgaram as propostas aprovadas na chamada lançada em outubro de 2009 no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

A chamada de propostas englobou o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de: Tecnologia da Informação e Comunicação, incluindo software; Energia: Energias Renováveis e Células de Combustível; e Ciências da Vida: Bio Saúde e Tecnologias Médicas.

“Os projetos aprovados deverão subsidiar o desenvolvimento de uma agenda estratégica em pesquisa e desenvolvimento para o Brasil e o Canadá e oferecer formas concretas para que as empresas brasileiras e canadenses aproveitem as oportunidades de mercado nas áreas escolhidas”, disse Henri Rothschild, presidente e CEO do ISTPCanada.

Subordinado ao governo do Canadá, o ISTPCanada agiliza o desenvolvimento de novas parcerias em P&D entre empresas canadenses, organizações de pesquisa e similares em outros países, investe em projetos de pesquisa cooperativos com grande potencial comercial e estimula atividades embrionárias de parcerias.

“Essas alianças multidisciplinares em pesquisa e desenvolvimento irão acelerar o desenvolvimento de novos conhecimentos, novas tecnologias e novas aplicações que são necessárias para aumentar a competitividade de nossas empresas e de nossos países”, destacou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

O ISTPCanada apoiará a parte da pesquisa desenvolvida por pesquisadores daquele país e a FAPESP apoiará a parte da pesquisa desenvolvida por pesquisadores do Estado de São Paulo.

Os projetos devem ter como resultado uma inovação e ser comercialmente viável, isto é, resultar em um novo produto ou processo com potencial comercial a curto ou médio prazo. Os projetos podem durar até 24 meses.

Os projetos aprovados são:

Nº Processo Pesquisador Participantes
Brasileiros
Participantes
Canadenses
Título
09/54664-1
(CBRD09-004)
Carlos Alberto Flávio Correa Plasmacro

Corn Br
UFSCar
UNESP

Casco Products

University of Toronto

Utilization of Bio-Energy Industry Waste to Manufacture Recyclable Building and Electronic Parts
09/54749-7 (CBRD09-007) Celio Costa Vaz Orbital COMDEV Microwave Passive Component Development for Satellite Telecommunication and Data Transmission


09/54665-8
(CBRD09-006)

(concessão cancelada em 24/08/2011)

Elso Luiz Rigon Fibrework MPB
Communications
Amplified Wavelength Converter

 

Mais informações: www.fapesp.br/istp