BIOEN-FAPESP

Questões motivadoras

Alternativas aos combustíveis fósseis são uma necessidade urgente. A biomassa é amplamente considerada como principal opção nesse contexto. Os dois mais importantes obstáculos que impedem a bioenergia de desempenhar um grande papel em atender a demanda de energia da sociedade são:

1. O custo da tecnologia de conversão, particularmente para biocombustíveis.

2. A incerteza sobre se este grande papel é compatível com a produção de alimentos e uso sustentável da terra.

Ao longo dos últimos três anos, o investimento para superar o obstáculo de custo aumentou dramaticamente, talvez em uma ordem de magnitude, devido ao financiamento público e privado. Entretanto, a preocupação sobre a viabilidade e desejo da produção em larga escala de bioenergia (obstáculo 2) também aumentou nesse período. Enquanto é claro que um futuro intensivo em bioenergia envolve desafios significativos, o mesmo é verdadeiro para outras alternativas de transporte renovável. Além disso, é razoável esperar que uma fração significativa da demanda de energia para transporte (por exemplo, para aviões e provavelmente grandes caminhões) será atendida por combustíveis orgânicos durante um futuro indefinido. Logo é imperativo procurar caminhos para superar os desafios relacionados à bioenergia enquanto nós também fazemos o mesmo com outras opções.

O mundo está atualmente confuso e incerto a respeito dos méritos da bioenergia, da importância relativa dos combustíveis e da eletricidade produzidos a partir da biomassa, do nível e tipo de apoio que a bioenergia merece e se nós devemos olhar a bioenergia exercendo papel de destaque no futuro. Em vista disso, seria tremendamente valioso saber:

1. É fisicamente possível para a bioenergia atender uma fração considerável da demanda futura mundial por mobilidade e eletricidade ao mesmo tempo em que nossa sociedade também atende outras importantes necessidades: alimentar a humanidade, fornecer fibra, manter e, quando possível, aumentar a fertilidade do solo, a qualidade do ar e da água, a biodiversidade e o habitat natural e aumentar bastante as reduções de gases de efeito estufa que não são consideravelmente neutralizadas pelas mudanças do uso da terra?

2. Se assim for, como se parecerá um mundo caracterizado por bioenergia sustentável em larga escala? Quais os desafios e benefícios que tal mundo traria comparados com outras alternativas? E quais direções e políticas promoveriam a benéfica produção de bioenergia?


Página atualizada em 08/03/2010 - Publicada em 08/03/2010