Chamada Internacional de Propostas FAPESP/IUPAC

Programa Piloto para Projetos Multinacionais de Pesquisa em Química de Polímeros apoiado por organismos internacionais de financiamento e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada - IUPAC

1. Escopo da Chamada

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) coordena esta chamada transnacional de propostas de pesquisa em Química de Polímeros, apoiada por um consórcio de Instituições de Fomento à pesquisa de diferentes países: França (CNRS), Alemanha (DFG), Brasil (FAPESP), Irlanda (IRCSET), Portugal (FCT), Espanha (MICINN) e Estados Unidos (NSF).

O objetivo desta chamada piloto é estabelecer um programa eficiente de financiamento transnacional de Pesquisa em Química com reduzida burocracia. Pretende promover uma cooperação trinacional na área de Química de Polímeros através do intercâmbio entre pesquisadores dos diferentes países participantes, incentivando o envolvimento de pesquisadores de países em desenvolvimento.

Este é um programa com duração prevista de três anos e cada projeto deve envolver três pesquisadores principais de três diferentes países, submetendo uma única proposta conjunta.


2. Tópicos Científicos

A Química de Polímeros é uma ampla área de pesquisa que atua na busca dos materiais orgânicos híbridos e ambientalmente aceitáveis do futuro, concebendo novos monômeros e polímeros oriundos de fontes não-fósseis, planejando novos catalisadores/iniciadores de polimerização, criando arquiteturas supramoleculares com estruturas controladas que apresentam propriedades extraordinárias e inovadoras, adaptando ou reproduzindo processos da natureza para obtenção de polímeros com novas propriedades. Neste contexto, temas para propostas dentro desta chamada podem ser selecionados dos seguintes:

a) Inovações em síntese de polímeros.
b) Novas estruturas supramoleculares envolvendo polímeros.
c) Polímeros com propriedades de captação e emissão de luz.

3. Pesquisadores elegíveis

Todos os pesquisadores trabalhando nesta área, e que sejam elegíveis pelas regras estabelecidas pela Instituição participante de seu país, estão convidados a submeter uma proposta.

No caso de pesquisadores do Estado de São Paulo, podem participar de propostas todos os pesquisadores com projetos de pesquisa em andamento financiados pela FAPESP nas modalidades: Auxílio à Pesquisa - Regular, Projetos Temáticos e Jovem Pesquisador em Centros Emergentes. O proponente deve submeter um novo projeto de Auxílio à Pesquisa - Regular específico para esta chamada, e relacionado (indicar no campo 5 do formulário de submissão) ao projeto vigente.
 

4. Recursos destinados a esta chamada:

A FAPESP planeja apoiar, com aportes de recursos, até quatro propostas aprovadas segundo os procedimentos desta chamada, por um período de três (3) anos, a partir de janeiro de 2011, segundo o cronograma da chamada.
 

5. Itens financiáveis

O apoio da FAPESP se dará na forma de um novo Auxílio à Pesquisa - Regular relacionado ao projeto de pesquisa em andamento. Excepcionalmente para esta chamada de propostas não haverá disponibilidade de Reserva Técnica. Podem ser financiados:

5.1. Recursos para viagem e estadia para bolsistas de MS, DR, DD, PD e para o Pesquisador Responsável participarem de missões de pesquisa de curta duração, de no máximo, 5 meses.

5.2. Itens de consumo e pequenos equipamentos indispensáveis para realização do projeto, limitados a 20% do valor total solicitado à FAPESP. Estes itens devem ser devidamente justificados quanto ao seu custo e necessidade dentro do projeto proposto.

5.3. Novas bolsas nas modalidades Doutorado, Pós Doutorado e Doutorado Direto podem ser solicitadas e vinculadas ao projeto. Estas bolsas devem seguir os procedimentos padrão de submissão e análise comparativa da FAPESP.
 

6. Procedimento para submissão das propostas

6.1. Três (3) pesquisadores principais de três (3) países diferentes, elegíveis e com vínculos junto às suas respectivas instituições participantes, devem submeter uma proposta conjunta. Cada pesquisador principal terá direito a apenas uma submissão dentro desta chamada.

Documentos específicos podem ser requisitados pelas instituições participantes, e estão disponíveis em suas respectivas páginas da Internet.

Submissões incompletas ou enviadas fora dos prazos estabelecidos não serão consideradas.

Cada projeto deve ter um (1) pesquisador coordenador escolhido dentre os três (3) pesquisadores principais, que será responsável por:

a) Submissão de proposta conjunta em nome dos participantes;

b) Toda comunicação com a comissão central da chamada (sob responsabilidade da IUPAC).

6.2. Um documento da IUPAC com as instruções a ser atendidas por todos os projetos participantes está disponível: Guidelines for Applicants".

Esta chamada está anunciada internacionalmente pela IUPAC em: www.iupac.org/polyedu/DivIVCall.

6.3. Todas as submissões para os dois estágios descritos a seguir, devem ser feitas pelo pesquisador coordenador, com os formulários preenchidos em inglês e enviados no formato PDF diretamente à Secretaria da IUPAC pelo endereço proposal@iupac.org.

6.4. Para as propostas que envolvam pesquisadores vinculados a instituições superiores de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo, os mesmos documentos devem ser obrigatoriamente enviados também para a FAPESP segundo as instruções de cada estágio descrito a seguir.

6.5. O processo de submissão, análise e seleção das propostas ocorrerá em dois estágios: uma carta de intenções e uma proposta completa.

6.5.1. A carta de intenções:

Esta carta deve descrever brevemente (máximo de três (3) páginas, segundo modelo disponível no “Annex A” do “Guidelines...”) a equipe e o tópico de pesquisa proposto pelo pesquisador coordenador, enfatizando sua conexão com os tópicos selecionados para esta chamada.

A informação referente a cada pesquisador principal deve incluir um breve Curriculum Vitae, uma lista com cinco publicações mais relevantes e de colaboradores nos últimos quatro anos.

Esta carta de intenções deve ser enviada por e-mail também para a FAPESP através do endereço chamada_iupac_polimeros@fapesp.br.

6.5.2. A proposta completa:

a) Para todas as cartas de intenções aprovadas:

Para as cartas de intenções aprovadas, os pesquisadores coordenadores serão convidados a submeterem uma proposta completa até dia 15 de fevereiro de 2010.

O formulário de preenchimento se encontra no “Annex B” do “Guidelines...”  e deverá ter no máximo dez (10) páginas de conteúdo científico (incluindo figuras, diagramas, tabelas e equações), com uma (1) página adicional de referências relevantes.

b) Para propostas envolvendo a FAPESP:

A solicitação do Auxilio à Pesquisa Regular relacionado ao projeto vigente (indicar no campo 5 do formulário de submissão) deve seguir as normas da FAPESP. Este auxílio deve ser exclusivamente dedicado a esta chamada e seguir as suas regras.

Devem ser enviados os formulários específicos para submissão do Auxílio à Pesquisa Regular específico para esta Chamada de Propostas, disponíveis em:

i. Formulário de Submissão e Cadastro do Pesquisador para Auxílio à Pesquisa Regular;

ii.Súmula Curricular do Pesquisador Principal;

iii. Planilhas de Orçamento para Auxílio de Pesquisa.

c) No caso das propostas envolvendo a FAPESP, os documentos citados nos itens a) e b) acima devem ser enviadas pelo correio para:

FAPESP
Rua Pio XI 1500 - Alto da Lapa
CEP 05468-901 - São Paulo - SP - Brasil.

6.6. Cronograma resumido:

Submissão das Cartas de Intenções

Submissão das Propostas Completas

Decisão Final e Divulgação

Início dos Projetos

De 27 de outubro a 15 de novembro de 2009

De 15 de dezembro de 2009 a 15 de fevereiro de 2010

15 de setembro de 2010

janeiro de 2011


7. Análise e Seleção das Propostas

As propostas serão analisadas por um painel composto por representantes de todas as instituições participantes, a partir de pareceres emitidos por especialistas internacionais. As propostas a serem financiadas pela FAPESP devem ter sido aprovadas também por sua assessoria científica.

7.1 A Carta de Intenções será analisada para validação e verificação de elegibilidade pela FAPESP e por um comitê central da chamada.

7.2 A Proposta Completa será analisada pela FAPESP, com base em pareceres de sua assessoria ad hoc e respectivas Coordenações de Área e Adjunta segundo suas próprias normas.

Paralelamente um painel internacional de assessores fará a sua avaliação e emitirá uma recomendação baseada nos seguintes critérios:

a) Mérito e relevância científica do projeto,

b) Importância adicional advinda da colaboração internacional,

c) Histórico de pesquisa dos participantes,

d) Viabilidade da proposta considerando os valores de financiamento solicitados.

A decisão final será tomada pelas instituições participantes do Programa, baseando-se na recomendação deste painel de avaliação. Cada proposta escolhida deve receber a aprovação conjunta das três instituições participantes envolvidas.
 

8. Cronograma e Prazos

1 de outubro de 2009: Anúncio internacional da chamada para as cartas de intenção.

27 de outubro de 2009: Publicação da chamada pela FAPESP.

15 de novembro de 2009: Data limite para que as cartas de intenção sejam submetidas pelo pesquisador coordenador à Comissão Central da chamada (IUPAC).

15 de dezembro de 2009: Resultados da avaliação das cartas de intenção serão divulgados e os pesquisadores coordenadores serão individualmente notificados e convidados a submeter as propostas completas.

15 de fevereiro de 2010: Data limite para entrega das propostas completas.

15 de setembro de 2010: Divulgação das propostas que serão apoiadas.

Janeiro de 2011: Início das atividades relacionadas ao programa.
 

9. Para esclarecimentos

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas por e-mail enviado ao Sr. Alexandre Roccatto, Assessor Técnico da Diretoria Científica, no endereço: chamada_iupac_polimeros@fapesp.br.

(O e-mail FAPESP acima não é mais válido)