FAP-Livros tem nova chamada

FAP-Livros tem nova chamada

FAPESP lança sexta chamada do programa que apóia a aquisição de livros, e-books e publicações destinados à pesquisa científica e tecnológica para atualização do acervo de bibliotecas no Estado de São Paulo

A FAPESP lança, no dia 18 de agosto, a sexta chamada do Programa FAP-Livros, que tem como objetivo apoiar a aquisição de livros, e-books e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica.

As publicações visam à atualização do acervo de bibliotecas vinculadas a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. Após aquisição as obras deverão, obrigatoriamente, compor o acervo da biblioteca da unidade e ser disponibilizadas para acesso público.

O valor reservado para apoio ao conjunto de solicitações aprovadas nesta chamada é de até R$ 25 milhões. Podem participar da chamada bibliotecas de unidades que tiveram pesquisadores vinculados a solicitações de qualquer natureza apoiadas pela FAPESP no período de 2003 a 2009, sendo que cada biblioteca poderá apresentar uma única proposta consolidada.

Cada uma das obras constantes na solicitação deve ser avalizada por um dos pesquisadores que receberam apoio da FAPESP, entendendo-se seu aval como a declaração de que o livro é relevante para a linha de pesquisa em que se situe projeto de pesquisa ou bolsa sob sua responsabilidade, apoiados pela FAPESP no período 2003-2009, o qual deverá ser identificado pelo número do processo FAPESP. Um mesmo pesquisador pode avalizar mais de uma obra.

Serão especialmente valorizadas propostas que envolvam consórcios de bibliotecas para a aquisição unificada e disponibilização a múltiplas instituições, da mesma natureza de e-books ou publicações em outras mídias, disponíveis na internet.

A chamada não se destina a apoiar o pagamento de assinaturas de publicações periódicas impressas ou eletrônicas ou de acesso a base de dados.

As bibliotecas proponentes deverão apresentar compromisso formal de oferecerem contrapartida da instituição referente a: catalogação dos livros adquiridos pelo Programa FAP Livros em, no máximo, cinco meses após o recebimento; recursos para implantação de sistema de segurança que garanta seu acervo; garantia de manutenção do acesso aos e-books ou às publicações em outras mídias, com recursos próprios, por no mínimo cinco anos.

As propostas deverão ser encaminhadas por meio eletrônico pelo Sistema de Apoio à Gestão da FAPESP (SAGe), em www.fapesp.br/sage.

O texto integral da chamada do Programa FAP-Livros – Fase VI, está na página www.fapesp.br/materia/5288.