FAPESP – Whirlpool S/A (Unidade Eletrodomésticos) para Apoio à Pesquisa

1. Fundamentos

Em janeiro de 2009, a Empresa Brasileira de Compressores S/A - Embraco e Multibrás S/A Eletrodomésticos uniram forças criando a maior empresa do país em Linha Branca, a Whirlpool S.A. Com duas unidades de negócio – Unidade Embraco Compressores e Soluções de Refrigeração (Embraco) e Unidade Eletrodomésticos – a Whirlpool S/A tem faturamento de aproximadamente R$ 5 bilhões e mais de 16 mil colaboradores e está entre as maiores empresas exportadoras do Brasil, além de ser a empresa brasileira com maior número de patentes depositadas nos EUA, no ano de 2007. Os temas para esta Chamada de Propostas de Pesquisa referem-se, exclusivamente, a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos.

O Convênio FAPESP-Whirlpool tem como objetivo desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem estabelecidos e desenvolvidos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, e da Whirlpool (equipes mistas). Os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia particularmente nas áreas de: eficiência energética, eletrônica, preservação de alimentos, pesquisa em desenvolvimento de novas embalagens e novos materiais, pesquisa com foco em lavanderia (cuidado com tecidos), simulação e estruturas mecânicas/dinâmicas, pesquisa em combustão, design e ergonomia; e, simultaneamente, na aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional. 

Os desafios de pesquisa nessas áreas são relevantes tanto para o desenvolvimento tecnológico e industrial da Whirlpool Unidade Eletrodomésticos como para a acumulação de conhecimento necessário para aplicação em diversos campos pela sociedade brasileira.

 

2. Temas relevantes para esta Chamada de Propostas de Pesquisa

Os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas afins e, simultaneamente, na aplicação do conhecimento gerado no setor industrial, promovendo o desenvolvimento de tecnologia nacional, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo e do país.

Os temas para esta Chamada de Propostas de Pesquisa referem-se a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos. Para facilitar o entendimento, os temas foram agrupados nas grandes áreas mencionadas no item 1, sem o intuito de classificar ou de se limitar a essas, detalhadas abaixo.

2.1. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

a.     Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento de tecnologia para melhoria de rendimento de motores elétricos de pequeno porte.

a.1. Tipos de motores: projetos de pesquisa para a identificação e caracterização de desempenho dos tipos de motores (indução monofásico, trifásico, motor de corrente continua serie, síncrona e motores bpm-brusheles permanent magnet) aplicados a eletrodomésticos. Embora exista uma diversidade muito grande de potência desses motores, o estudo preferencialmente poderia focar em potências até 1 kw.

a.2. Materiais magnéticos: projetos de pesquisa para a identificação e caracterização de materiais magnéticos que apresentam baixas perdas por histerese bem como elevado valor de campo magnético. As perdas magnéticas, especificamente por histerese (maior contribuição), são convertidas em aquecimento ou efeito Joule, reduzindo assim a eficiência do motor e contribuindo de forma significativa para alto consumo de energia

a.3. Condutores: projetos de pesquisa para o desenvolvimento de processos que visem a melhoria da pureza dos condutores mais utilizados, assim como o empacotamento do motor e efeito pelicular.

a.4. Acionamentos: projetos de pesquisa para o desenvolvimento e caracterização de sistemas de acionamento eletrônico de alto rendimento. Nos sistemas tradicionais existem uma infinidade de topologias e cada uma delas traz rendimentos diferenciados e o objetivo desse desenvolvimento é de caracterizar os mais eficientes e desenvolver para aplicação em eletrodomésticos.

2.2. ELETRÔNICA (SENSORES/DISPLAYS E CONECTIVIDADE)

a. Pesquisa básica e aplicada para obtenção de soluções inovadoras que utilizem tecnologias em seu estado da arte atual e/ou tecnologias emergentes que irão compor o estado da arte futuro, para soluções eletroeletrônicas na linha branca, alinhadas com as tendências tecnológicas e normativas, melhorando a performance, a facilidade de uso, o custo e a qualidade.

a.1. Pesquisar e aplicar tecnologias inovadoras em seu estado da arte e/ou tecnologias emergentes em eletrodomésticos, com ênfase em controle de cargas, sensoriamento geral e gerenciamento de energia com objetivo de melhorar a performance e a eficiência energética como forma de agregar valor aos mesmos.

a.2. Desenvolver e aplicar tecnologias atuais em seu estado da arte ou que estejam emergindo, em eletrodomésticos focando nos elementos de interação com o usuário tais como, mas não limitados a displays, teclas, iluminação, áudio, dispositivos de sensoriamento de ambiente, gerenciamento de alimentos através de RFID e interação remota através de conectividade com os eletrodomésticos com o objetivo de propiciar ao usuário uma experiência única, inovadora e criativa.

a.3. Pesquisa e/ou desenvolvimento de técnicas de análise de confiabilidade de dispositivos eletrônicos, alinhados com o estado da arte em estudos de confiabilidade, aplicadas especificamente à linha branca, englobando todo o processo de desenvolvimento, fabricação e utilização, desde o fornecedor até o usuário final, com o objetivo de entender os fatores específicos que levam à falha. Desenvolver ferramentas de confiabilidade, de fácil aplicação, e executar treinamentos aos técnicos da Whirlpool Unidade Eletrodomésticos e seus fornecedores, bem como, a execução de um teste piloto da aplicação das ferramentas a um projeto que esteja iniciando ou em fase inicial de desenvolvimento. Estas ferramentas devem estar alinhadas com o sistema de excelência Operacional da Whirlpool, o qual é baseado na metodologia 6 sigma.

2.3. PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS

a.     Investigação sobre a conservação de alimentos em refrigeradores domésticos, envolvendo temperaturas ideais e prazo de conservação máximo por tipo de alimento.

 2.4. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS E NOVAS EMBALAGENS

a. Estudo de envelhecimento de espuma rígida de poliuretano (PU) e seus impactos na performance termodinâmica de refrigeradores e freezers. Estudos dos mecanismos de envelhecimento e busca de alternativas para minimizar os efeitos na performance do produto.

b. Entendimento da eficácia, durabilidade e performance de aditivos antimicrobianos. Análise da eficácia referente a preservação de alimentos em refrigeradores, higiene de roupas e ambientes, etc. Desenvolvimento de procedimento de análise para comprovação de performance.

c. Estudo dos mecanismos de degradação de polímeros (plásticos, tintas, etc.). Propostas de testes acelerados e correlação com performance no campo, com luz artificial e natural e degradação por ataque químico por agentes externos.

d. Estudo de materiais para isolamento térmico e acústico para aplicação em produtos da linha branca. O objetivo é investigar e classificar os principais materiais/tecnologias para isolamento térmico e acústico aplicáveis a produtos da linha branca.

e. Estudo das propriedades e comportamentos de superfície de diferentes materiais/acabamentos. Análise da resistência à manchamento destas superfícies por agentes/procedimentos de limpeza recomendados.

f. Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento de filme shrink biodegradável para embalagens de produtos de linha branca.

g. Melhoria de isolamento térmico aplicado a paredes de refrigeradores domésticos: desenvolvimento de novos materiais ou aditivos para a espuma de poliuretano que visam melhorar a condutividade térmica reduzindo o consumo de energia de refrigeradores e freezers.

h. Melhoria de isolamento térmico e capacidade de vedação em gaxetas para refrigeradores domésticos: Desenvolvimento de novos materiais ou aditivos para as gaxetas aplicadas em refrigeradores, visando melhorar a condutividade térmica e a capacidade de vedação e reduzindo o consumo de energia.

i. Desenvolvimento de Modelos de Falhas para Chapas de Vidro: Estudo dos modos de falha encontrados durante processo de fabricação e tratamento do vidro plano; estudo dos modos de falha encontrados durante processo de montagem do vidro plano na manufatura; estudo dos modos de falha encontrados durante utilização do produto pelo usuário final.

 2.5. PESQUISA COM FOCO EM LAVANDERIA (CUIDADO COM TECIDOS)

 a.  Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento de tecnologia para melhoria de rendimento do processo de remoção de sujeira em tecidos

a.1. Movimentação dos tecidos: projetos de pesquisa para o desenvolvimento de sistemas de movimentação de roupas. Tradicionalmente os sistemas consistem em batedores ou tambores girantes os quais exigem um grande volume útil para promover a ação mecânica nas roupas e esse grande volume/massa acaba exigindo uma grande quantidade de energia.

a.2. Processos químicos: projetos de pesquisa para o desenvolvimento de processos químicos que atuem diretamente sobre áreas com deposição de sujeira, evitando assim uma ação generalizada sobre todas as fibras dos tecidos. Uma ação pontual tende a suportar uma redução na quantidade de produtos químicos utilizados, assim como uma maior durabilidade dos tecidos.

 b. Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento de tecnologia para melhoria de rendimento do processo de remoção de água em tecidos

b.1. Processos químicos: projetos de pesquisa para o desenvolvimento de processos químicos que atuem diretamente na tensão superficial da água facilitando a sua remoção das fibras dos tecidos. Desta forma, seria possível a redução da velocidade e tempo de centrifugação possibilitando a redução no consumo de energia bem como no dano causado aos tecidos.

b.2. Energia térmica: projetos de pesquisa para o desenvolvimento de processos para a aplicação de calor nos tecidos a fim de acelerar a evaporação da água e promover uma extração mais eficiente.

b.3. Vácuo: projetos de pesquisa para o desenvolvimento de processos para a aplicação de vácuo dentro do receptáculo que contém os tecidos a fim de acelerar a evaporação da água e promover uma extração mais eficiente.

 2.6 SIMULAÇÃO E ESTRUTURAS MECÂNICAS/DINÂMICAS

 a. Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento de tecnologia em técnicas de simulação computacional para eletrodomésticos (correlação de modelos numéricos com modelos físicos, caracterização de propriedades de materiais, uso de tecnologia "hardware in the loop", simulação de embalagens e transporte).

a.1. Desenvolvimento de modelos matemáticos para caracterização dos amortecedores e de articulações dos sistemas de suspensão de lavadoras, considerando as componentes viscosa e de Coulomb e sua dependência da frequência e da amplitude de deslocamento, bem como os meios para a identificação experimental desses parâmetros através de bancadas/dispositivos de teste.

a.2. Desenvolvimento de modelos numéricos para simulação de embalagens, incluindo o empilhamento de produtos, condições de transporte, drop tests, etc.

a.3. Desenvolvimento de modelos constitutivos para representação de fadiga pelo método epsilon-n em materiais poliméricos (plásticos utilizados na fabricação de lavadoras).

a.4. Desenvolvimento de modelos matemáticos para a representação do comportamento dinâmico de sistemas de balanceamento automático de lavadoras ("anel hidro"), com ênfase no regime transiente.

a.5. Desenvolvimento de sistemas "hardware-in-the-loop" para testes de componentes de lavadoras.

b. Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento de tecnologia para realização de testes acelerados para sistemas mecânicos

b.1. Metodologia de Ensaios Acelerados: projetos de pesquisa sobre métodos analíticos reconhecidos que possam ser validados para as análises dos sistemas mecânicos.

b.2. Sistemas Mecânicos: Estudo dos itens que compõe o sistema mecânico, bem como a interação entre eles. Estudo dos principais fatores envolvidos para falhas em sistemas mecânicos. Conhecimento e manipulação de variáveis de estresses (vibração, torque, temperatura, etc.) que podem influenciar no funcionamento destes sistemas.

b.3. Desenvolvimento de Experimentos: Com base na teoria estudada, desenvolver experimentos que conduzam de forma eficiente a aplicação de ensaios acelerados para os sistemas propostos, tais como dispositivos de ensaios acelerados, ensaios “time-to-failure”.

b.4. Análise dos Resultados: Fazendo uma correlação entre simulações computacionais, dados de campos e outras possíveis fontes de dados de vida para componentes, validar os experimentos propostos e desenvolver novos procedimentos de ensaios voltados para os itens em questão.

c. Estudo dos mecanismos de corrosão associados a produtos da linha branca. Propostas de testes acelerados e correlação com performance no campo. Simulação computacional de mecanismos de corrosão.

d.  Entendimento da função estrutural da espuma rígida de poliuretano em refrigeradores e freezers

e. Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento estrutural de embalagens para aplicação em produtos de linha branca visando a otimização e a caracterização estrutural termo-visco-plástica-mecânica de embalagens de poliestireno.

f. Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento de modelo numérico de papel. Caracterização e implementação no âmbito da indústria de um modelo reológico do papel de embalagens para aplicação em modelos de simulação através de elementos finitos.

g. Pesquisa científica sobre modelagem dinâmica de corpo rígido aplicada a caracterização do perfil de força de fechamento e abertura de portas de fogões.

h. Pesquisa científica ou tecnológica aplicada ao desenvolvimento de modelo numérico para falha mecânica capaz de capturar falha no esmalte associado a chapa de aço.

i. Pesquisa científica sobre modelagem dinâmica de corpo rígido aplicada a estabilidade de panelas em fogões.

j. Pesquisa científica acerca da modelagem numérica através de CFD do fenômeno de combustão em queimadores de fogões.

k. Pesquisa científica para o desenvolvimento de modelos de CFD para previsão de temperaturas superficiais de fogões elétricos e a gás.

2.7. PESQUISA EM COMBUSTÃO

a.     Desenvolvimento e validação de um (novo) sistema de conversão entre tipos de gás (GLP para GN) para aplicação em produtos domésticos (fornos, cooktops e fogões).

b.    Novo conceito de controle de chama para fogões convencionais: Desenvolvimento de uma forma diferenciada, ergonômica, intuitiva, atrativa e funcional de controlar a intensidade da chama dos queimadores para os fogões convencionais.

2.8. DESIGN E ERGONOMIA

a.     Pesquisa aplicada nos Princípios de Design Universal direcionado ao desenvolvimento de novos eletrodomésticos com a finalidade de facilitar o uso para os mais diversos perfis de usuários.

b.    Pesquisa científica para desenvolvimento do sistema de informações dos produtos da linha branca.

b.1. Pesquisa bibliográfica: Identificar as formas de comunicação com o usuário final. Identificar as falhas do sistema de informação atual considerando a ótica do usuário. Buscar referências sobre as formas de comunicação mais efetivas entre o produto e o usuário.

b.2. Geração de conceitos: Desenvolver um conceito para a linguagem de comunicação através de manuais de instrução, etiquetas e guias.

b.3. Avaliação experimental: Validar o conceito gerado com usuários para verificar a efetividade da proposta.

b.4. Desenvolvimento de Ferramenta de Projeto: Desenvolver um procedimento/metodologia para aplicação e validação em novos projetos.

 

3. Chamada de Propostas de Pesquisa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, e a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos tornam pública a presente Chamada de Propostas de Pesquisa e convidam os pesquisadores interessados – vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo de comprovada competência científica e tecnológica e que tenham a capacidade de oferecer serviços tecnológicos referentes às atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de interesse – a apresentarem propostas de projetos de pesquisa no âmbito do convênio firmado entre a FAPESP e a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos, nas formas e condições a seguir estabelecidas.

 

4. Objetivos

O objetivo desta Chamada de Propostas de Pesquisa é identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada, de classe mundial, relacionadas aos temas descritos na Seção 2.

 

5. Condições de participação

As condições de participação na Chamada de Propostas de Pesquisa listadas abaixo serão aplicadas rigorosamente. Propostas que violem alguma das condições serão excluídas.

a. As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo. Aplicam-se as condições e restrições do Programa FAPESP de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), excluindo-se aquelas restrições e condições explicitamente excepcionadas nesta Chamada de Propostas de Pesquisa.

b. Propostas que estejam incompletas, imprecisas, ou que de alguma maneira não estejam aderentes aos termos desta Chamada, segundo análise pelo Comitê Gestor do Convênio FAPESP-Whirlpool Unidade Eletrodomésticos, serão excluídas.


6. Características das propostas de pesquisa

As propostas deverão buscar alguns ou todos os seguintes objetivos de pesquisa:

a. Soluções novas e criativas: os projetos que se buscam não são do tipo engenharia incremental com um resultado garantido, mas sim propostas que explorem e criem nova tecnologia e conhecimento. A FAPESP e a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos encorajam abordagens ousadas, originais e não-convencionais para os desafios científicos e tecnológicos centrais nos temas listados na Seção 2.

b. Relevância imediata: A FAPESP e a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos buscam projetos que sejam intensamente conectados ao desenvolvimento de soluções relacionadas aos temas desta Chamada de Propostas de Pesquisa. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis e orientados a resultados com métricas tangíveis.

c. Disseminação e comunicação: os resultados da pesquisa devem ser amplamente comunicados nas comunidades científicas relevantes, usando-se canais acadêmicos estabelecidos tais como conferências internacionais e revistas científicas arbitradas. Todos os projetos selecionados devem resultar em presença detalhada na Web e relevantes apresentações em conferências e publicações. Outros canais para o desenvolvimento comunitário podem incluir workshops regionais, seminários de pós-graduação e itens curriculares como cursos ou materiais para cursos.

d. Propriedade intelectual dos resultados: os direitos de proteção e exploração da propriedade intelectual sobre os resultados serão objeto de cláusula em convênio entre a FAPESP, a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos e a Instituição sede de cada um dos projetos selecionados. A FAPESP, a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos e a instituição sede se comprometem a buscar os instrumentos para proteção da propriedade intelectual de tal forma que a obtenção desta, seja por meio de patentes ou outras, não represente obstáculo à comunicação dos resultados em canais científicos e técnicos.

e. Testes de campo: O objetivo da Chamada de Propostas de Pesquisa é avançar o estado da arte das tecnologias. O desenvolvimento de testes de campo é encorajado, embora não requerido, exceto nos itens que envolvem a necessidade de validação em plantas-piloto.

 

7. Recursos destinados a esta chamada

O total de recursos oferecido pela FAPESP e pela Whirlpool Unidade Eletrodomésticos para atender às propostas selecionadas nesta Chamada de Propostas de Pesquisa é de R$ 10.000.000,00, sendo R$ 5.000.000,00 pela FAPESP e R$ 5.000.000,00 pela Whirlpool Unidade Eletrodomésticos. A adequação do orçamento proposto aos objetivos e à capacidade da equipe proponente é um dos importantes elementos considerados na análise e seleção das propostas. A FAPESP e a Whirlpool se reservam o direito de propor orçamentos menores do que os solicitados para algumas das propostas selecionadas.

As propostas devem apresentar os itens de orçamento solicitados à FAPESP e à Whirlpool, buscando manter em torno de 50% a fração do valor total solicitada a cada um dos financiadores. Tal equilíbrio é desejável, mas não é obrigatório, podendo afastar-se dos 50% devido a situações específicas justificadas.

Os itens de orçamento que podem ser solicitados à FAPESP são aqueles tradicionalmente apoiados pela fundação e descritos em http://www.fapesp.br/materia/1656/pite/orcamento.htm.

Os itens de orçamento que podem ser cobertos com recursos da Whirlpool devem estar restritos a:

a) Recursos aplicados em bens de capital ou equipamentos desde que estes fiquem sob a propriedade das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa localizadas no Estado de São Paulo, após a conclusão do projeto;

b) Recursos aplicados em bolsas de estudo para Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, com valores, no mínimo, iguais aos das Bolsas FAPESP para estas modalidades;

c) Recursos aplicados em custeio de materiais de consumo, viagens e serviços de terceiros diretamente associados ao projeto;

d) Recursos aplicados na infraestrutura de pesquisa associada ao projeto;

e) Recursos para complementação salarial dos professores ou pesquisadores contratados pelas instituições de Ensino Superior e Pesquisa, participantes do projeto;

f) As situações especiais ou omissas serão analisadas especificamente, em cada caso, mediante justificativa circunstanciada que deve constar da proposta, pelo Conselho Técnico Administrativo da FAPESP.)

 

8. Duração do Projeto

As propostas deverão ser para projetos com duração de até, no máximo, 48 meses.

9. Apresentação das Propostas

As propostas devem ser apresentadas em papel (3 vias) e acompanhadas de um CD contendo em um único arquivo de formato PDF todo o material. A proposta deve conter:

a.    Formulário FAPESP-PITE (propostas apresentadas em outros formulários FAPESP serão desqualificadas na autuação);

b.    Súmula Curricular FAPESP (para cada um dos Pesquisadores Principais, inclusive aqueles de empresas parceiras, se houver;

c.     Projeto de Pesquisa: as propostas devem cobrir os itens de c.1) a d.3.12) descritos abaixo. Os itens de c.1) a c.7) devem estar em no máximo 20 páginas, usando tipo de tamanho 12 e espaçamento duplo. Por favor, use os títulos listados em c.1) a c.7) como títulos de seções:

c.1. Enunciado do problema: Qual será o problema tratado pelo projeto e qual sua importância? Qual será a contribuição para a área se bem sucedido? Cite trabalhos relevantes na área, conforme necessário.

c.2. Resultados esperados: O que será criado ou produzido como resultado do projeto proposto? Como os resultados serão disseminados?

c.3. Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los: explicite os desafios científicos e tecnológicos que o projeto se propõe a superar para atingir os objetivos. Descreva com que meios e métodos estes desafios poderão ser vencidos. Cite referências que ajudem os assessores que analisarão a proposta a entenderem que os desafios mencionados não foram ainda vencidos (ou ainda não foram vencidos de forma adequada) e que poderão ser vencidos com os métodos e meios da proposta em análise.

c.4. Descrição da equipe: todos os participantes do projeto devem ser elencados: além do nome do participante, instituição e entidade devem ser nomeadas, função no projeto deve ser definida, carga horária dedicada ao projeto deve ser atribuída, e assinatura do participante aportada na referida planilha (acessível em www.fapesp.br/chamadas/whirlpool/eletrodomesticos/equipe_0709.xls).

c.5. Cronograma: Quando o projeto será completado? Quais os eventos marcantes que poderão ser usados para medir o progresso do projeto e quando estará completo? Caso o projeto proposto seja parte de outro projeto maior já em andamento, estime os prazos somente para o projeto proposto.

c.6. Disseminação e avaliação: Como os resultados do projeto deverão ser avaliados e como serão disseminados? Que tipo de licença e em que termos os resultados serão disponibilizados?

c.7. Outros apoios: Demonstre outros apoios ao projeto, se houver, em forma de fundos, bens ou serviços, mas sem incluir itens como uso de instalações da instituição que já estão disponíveis. Note que os autores das propostas selecionadas deverão apresentar carta oficial assinada pelo dirigente da instituição, comprometendo os recursos e bens adicionais descritos na proposta.

Em adição, cada proposta poderá conter, como anexos, os documentos relacionados ao item abaixo, se for o caso (este item não deve ser incluído na contagem de 20 páginas mencionada acima):

c.8. Plano de Trabalho para as Bolsas (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) solicitadas:

Os custos para Bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, cujos prazos devem ser iguais ou menores do que o prazo de duração do projeto poderão ser cobertos com recursos da Whirlpool Unidade Eletrodomésticos, dependendo da análise da proposta e da disponibilidade financeira, a ser verificada no momento da seleção das propostas. Os valores das bolsas deverão ser, no mínimo, iguais aos das bolsas FAPESP para estas modalidades.

Para cada bolsa solicitada deverá ser apresentado, com a proposta inicial, um Plano de Trabalho com até duas páginas, incluindo Título do Projeto de Bolsa, Resumo e Descrição do Plano. Não é necessário indicar o nome do bolsista na proposta, mas caso o projeto seja aprovado, o Pesquisador Principal deverá providenciar processo seletivo anunciado publicamente para selecionar os bolsistas por mérito acadêmico.

d.    Planilhas: Estão disponibilizados na página www.fapesp.br/chamadas/whirlpool/planilhas as seguintes planilhas e documentos a serem preenchidos e submetidos à FAPESP:

d.1.Planilhas de orçamentos para ambos FAPESP e Whirlpool Unidade Embraco;

d.2. Planilhas de cronogramas físico-financeiros para ambos FAPESP e Whirlpool Unidade Embraco;

d.3. Planilhas de cronogramas de desembolso para ambos FAPESP e Whirlpool Unidade Embraco;

d.4. Planilha do Orçamento Consolidado, por rubrica e por fonte (FAPESP, Whirlpool Unidade Embraco e outras fontes como universidade, institutos, outras agências);

d.5. Descrição da Equipe

 

10. Comunicações relativas a esta Chamada de Propostas de Pesquisa

 10.1. Apresentação das propostas

As propostas devem ser apresentadas em papel (3 vias) e acompanhadas de um CD contendo em um único arquivo de formato PDF todo o material listado na seção 9.

 10.2. Para esclarecimentos

Questões relativas a esta Chamada de Propostas de Pesquisa devem ser encaminhadas para chamada_fapesp_Whirlpool_a@fapesp.br. Para atendimento mais eficaz, inclua “Chamada FAPESP – Whirlpool” no campo “Assunto” do e-mail.

 Esclarecimentos sobre esta Chamada de Propostas de Pesquisa na FAPESP:

Dra. Conceição Vedovello
Diretora da Área para Ciências Exatas e Engenharia
FAPESP
E-mail:chamada_fapesp_Whirlpool_a@fapesp.br
Tel.: (11) 3838 4031                                                                                                                        

Esclarecimentos técnicos com a Whirlpool Unidade Eletrodomésticos

Recomenda-se aos interessados em apresentar propostas de projetos de pesquisa no âmbito desta Chamada contatar a empresa durante a elaboração da mesma. A aderência às orientações oferecidas pela empresa não garante a aprovação da proposta – lembra-se aos interessados que a análise será feita pelo sistema de assessoria ad-hoc tradicionalmente utilizado pela FAPESP. A solicitação de orientação técnica junto à Whirlpool Unidade Eletrodomésticos deve ser encaminhada a:

Dra. Marisa Dressel
Whirlpool
Telefone – (47) 3803 4636
e-mail marisa_dressel@whirlpool.com

 

11. Análise e Seleção das Propostas de Pesquisa

Todas as propostas consideradas aderentes aos termos desta Chamada de Propostas de Pesquisa serão analisadas.

A seleção das propostas será realizada por análise de mérito e análises comparativas. Estas serão realizadas usando-se pareceres de assessoria ad-hoc, das Coordenações de Área e Adjuntas da FAPESP de acordo com os critérios para seleção de Auxílios à Pesquisa tradicionais da FAPESP, e do Comitê Gestor da cooperação FAPESP-Whirlpool Unidade Eletrodomésticos.

Não participarão do processo de análise e seleção de propostas pesquisadores participantes em alguma proposta submetida.

Todas as propostas serão analisadas usando-se os seguintes critérios:

a.     Aderência aos termos especificados na chamada.

b.    Soluções novas e criativas através de projetos que não sejam do tipo engenharia incremental com resultado garantido, mas sim propostas que explorem e criem novas soluções e conhecimentos.

c.     Originalidade e ousadia da proposta com objetivos bem definidos e que, se atingidos, têm o potencial de ter impacto significativo no campo pesquisado.

d.    Qualidade do projeto de pesquisa, na especificação clara dos objetivos, dos desafios a serem vencidos e dos meios e métodos científicos e técnicos em relação ao desenvolvimento de soluções inovadoras.

e.     Qualidade e diligência de engenharia incluindo a base científica, metodologia de testes e planos para a implementação.

f.     Adequação da infraestrutura oferecida pela instituição.

g.    Qualificação do pesquisador proponente e sua equipe demonstrada por histórico anterior de resultados de pesquisa em áreas relevantes a esta chamada, finalização bem sucedida de projetos anteriores, prêmios e reconhecimentos por publicações demonstradas nas súmulas curriculares dos pesquisadores principais

h.     Viabilidade da execução do projeto, incluindo a adequação dos recursos físicos disponíveis, apoio institucional, viabilidade de execução dos cronogramas, quantidade e quantificação de participantes e valor.

12. Cronograma

Eventos Datas

Publicação da Chamada no Portal da FAPESP

27/07/2009

Última data para recebimento de propostas

21/09/2009

Publicação dos resultados do processo de análise e seleção

26/01/2010

 

13. Resultado da Seleção de Propostas

Os resultados finais serão divulgados no portal da FAPESP (www.fapesp.br) e por meio de comunicado aos interessados.

Propostas que não forem selecionadas não serão objeto de diligências ou solicitações de reconsideração no âmbito desta Chamada de Propostas de Pesquisa.

 

14. Cancelamento da Concessão

A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela FAPESP, por ocorrência, durante sua execução, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, a critério da Diretoria Científica da FAPESP, sem prejuízo de outras providências cabíveis.

 

15. Concessão, Acompanhamento e Avaliação dos Projetos

Caso a solicitação seja aprovada, será lavrado Termo de Outorga, o qual deverá ser assinado pelo pesquisador principal e pelo responsável pela instituição.

Os resultados obtidos deverão ser demonstrados em relatórios científicos, e prestações de contas deverão ser encaminhas de acordo com o estabelecido no Termo de Outorga.