INCT

Moradia - UCAD

Jardim Ângela

O Brasil necessita de intervenções mais globais, que modifiquem o ambiente onde o álcool é promovido, vendido e consumido. Trata-se de uma ampliação do conceito de tratamento, que olha somente para o individuo. A intervenção comunitária busca modificar aspectos do ambiente, com o objetivo de regular o mercado do álcool. A unidade comunitária no Jardim Ângela ilustra muito bem o tipo de trabalho que pode ser feito com o envolvimento da universidade, do poder público por meio da Secretaria da Saúde), dos líderes comunitários e religiosos e da própria comunidade. Esse projeto compreendeu o treinamento de voluntários da comunidade para o aconselhamento (sob supervisão) na área de álcool e drogas, constituição de equipe de profissionais de saúde mental e agentes comunitários responsáveis pelas visitas domiciliares, atendimentos ambulatoriais e por uma Moradia Assistida para desintoxicação dos pacientes alcoólatras a um baixo custo. Mais recentemente, a unidade do Jardim Ângela se transformou em um "Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas" (CAPS-AD), com uma equipe de 15 profissionais treinados pelos cursos de especialização da UNIAD, que atendem cerca de 20.000 pacientes por ano. Esse trabalho foi capaz de disponibilizar alternativas viáveis, capazes de melhorar a qualidade de vida e de assistência de moradores de uma região para a qual parecia não haver perspectivas.

Centro Utilitário de Intervenção e Apoio aos Filhos de Dependentes Químicos

O CUIDA nasceu da necessidade de propiciar oportunidades de crescimento saudável e digno a crianças e adolescentes que convivem com dependentes químicos em seus lares. Com esse objetivo, ações de capacitação e de integração social e comunitária foram desenvolvidas junto a essas crianças e jovens no sentido de diminuir os prejuízos e danos biopsicossociais decorrentes desse convívio.

Esse projeto conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais que conta com a colaboração ativa de membros interessados da comunidade local, preocupados com as conseqüências vividas pelas crianças e jovens que convivem com a dependência química em seus lares.

Site do projeto: http://www.cuida.org.br

OUTRA "VISÃO"

Projeto Independência

O Independência é um Projeto de Prevenção ao abuso de álcool, tabaco e drogas desenvolvido e criado por profissionais da UNIAD especializados em Dependência Química (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina).

Foi especialmente criado para proporcionar aos professores, educadores, orientadores educacionais e profissionais de ensino em geral conhecimentos sobre prevenção do consumo de substâncias psicoativas, bem como recursos para o desenvolvimento de atividades preventivas com os jovens.

Tem como objetivos:

- Prevenir e reduzir o consumo, abuso e dependência de substâncias psicoativas entre os jovens, diminuindo a violência nas escolas.
- Oferecer aos professores e profissionais de educação informações básicas sobre prevenção do consumo de substâncias.
- Capacitar os profissionais de educação a agir preventivamente em relação aos seus alunos realizando com eles oficinas preventivas.

Site do projeto: http://www.uniad.org.br/independência

Independência Jovem - FOLIA® (Formação de Líderes de Atitude)

No decorrer do trabalho do "Independência Educação", foi percebida a necessidade de trabalhar de forma mais direta com os adolescentes. Com apoio e financiamento do Consulado Americano de São Paulo para treinamento, nos EUA (Teen Institute), foi introduzido o trabalho de Capacitação de Líderes de Atitude, de modo a fortalecer a proposta preventiva já iniciada com o "Independência Educação". Foram realizados dois eventos do FOLIA® nos anos de 2002 e 2004, capacitando 65 líderes que transmitem a mensagem preventiva em suas comunidades locais.

O FOLIA® trabalha a prevenção por meio da valorização de fatores de proteção, como: uso construtivo do tempo, compromisso com o aprendizado, valores internos positivos, sociabilidade, identidade positiva e prevenção ao consumo de álcool, tabaco e drogas. Os jovens recebem um treinamento de três dias, visando a fortalecer a sua auto-estima, a habilidade de comunicação, o resgate de valores, a qualidade de vida e a aquisição de informações sobre álcool, tabaco e drogas. Este programa em atuação conjunta com o "Independência Educação", ganhou reconhecimento internacional, tendo sido premiado pela Mentor Foundation em meio a 146 outros projetos oriundos de mais de 40 países.


Página atualizada em 04/05/2022 - Publicada em 10/02/2009