INCT de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes

Missão

A proposta de um Instituto de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes vem ao encontro de uma das principais necessidades de saúde da sociedade contemporânea: a promoção da saúde mental.

Este instituto propõe um conjunto coeso e sólido de iniciativas e projetos de pesquisa que, integrados, atingem dois grandes objetivos jamais alcançados na área de saúde mental no Brasil: introduzir ferramentas e métodos para promover o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente, além de colocar a psiquiatria brasileira em concordância com o mais moderno referencial de trabalho dos mais avançados centros internacionais de saúde mental: a psiquiatria do desenvolvimento.

Esta é uma área de atuação multidisciplinar que busca desenvolver uma nova metodologia para identificar indivíduos de risco e testar intervenções antes da doença se manifestar com o objetivo de prevenir ou impedir que se desenvolva. Trata-se, portanto, de um novo paradigma para a psiquiatria, pois se elege como alvo da intervenção a trajetória do desenvolvimento da doença e não apenas a busca de alívio dos sintomas já instalados.