INCT do HPV

Missão

O Papilomavírus humano (HPV) é responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, infectando as mucosas anogenital e laringofaríngea e a pele causando lesões neoplásicas malignas e benignas.

Calcula-se que pelo menos 50% das pessoas sexualmente ativas estão infetados com pelo menos um tipo de HPV. Os HPVs causam cerca de 250 mil mortes por ano de câncer cervical, mais freqüentemente em países em desenvolvimento. Por ser um problema de saúde pública e apresentar alta incidência de lesões cosméticas e funcionais, as papilomaviroses humanas devem fazer parte da estratégia de saúde de qualquer país.

Os custos anuais para o screening (Papanicolau) nos EUA atingem 5 bilhões de dólares. Não há centros de referência para a doença em nosso país. Estes fatos trazem à tona a necessidade de criação de um instituto dedicado aos estudos destas afecções. Além disso, a sociedade, incluindo médicos e especialistas da área de saúde, tem pouco conhecimento sobre estes vírus e as doenças que eles causam. Neste sentido, entendemos que poderemos contribuir para o conhecimento nesta área em diferentes níveis, compreendendo:

A) formação de recursos humanos: na graduação com ligas estudantis, iniciação científica e estágios técnicos em saúde com facilidade de relacionamento com instituições como centros de integração empresa-escola; na pós-graduação sensulato, com promoção de cursos de curta e longa duração de extensão, especialização e aperfeiçoamento relativos à infecção pelo HPV, doenças relacionados, da biologia e epidemiologia, do diagnóstico ao tratamento; na pós-graduação sensu stricto com o desenvolvimento de linhas de pesquisa tanto básica quanto clínica, visando capacitar mestres, doutores e pós-doutores;

B) na transferência de conhecimento para a sociedade visto que a instituição tem capacidade de estabelecer uma comunicação de dupla via por meio de projetos comunitários já amplamente estabelecidos nos projetos sociais. Dentre eles, o Educa São Miguel,projeto social que visa o treinamento de agentes de saúde e conscientização da população; Projeto Exclusão Social e Gravidez na Adolescência e Projeto Expedições, projetos sociais que oferecem assistência médica global associada à orientação populacional em tópicos específicos a comunidades carentes e Rede Santas-Casas, projeto que visa o treinamento a distância de profissionais de saúde das diversas santas casas do estado - teleMedicina;

C) no gerenciamento de pesquisas e projetos por um sistema informatizado on line de submissão e seguimento de trabalhos científicos e na realização de pesquisas de cunho básico, clínico e projetos assistenciais, com destaque para o gerenciamento e facilitação de acesso aos financiamentos nas diversas esferas para pesquisa de alta complexidade e de nível internacional.

Neste contexto, a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia para o Estudo das Doenças Associadas ao Papilomavírus, ou simplesmente Instituto do HPV, contará com excelentes condições de infraestrutura e de recursos humanos, incluindo:

- sede própria, visando a criação de um espaço físico identificado com as metas do Instituto;

- disponibilidade de recursos humanos como técnicos de laboratório, pesquisadores científicos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos administrativos;

- disponibilização de atividades nos seus diversos laboratórios assistenciais e/ou de pesquisa básica. O projeto irá prover à instituição a instalação de laboratórios de virologia molecular e anatomia patológica de última geração, principalmente dedicados à pesquisa básica, mas também para diagnóstico, além de promover pesquisas clínicas com criação de ambulatório adequado para o fim;

- melhoria na qualidade de atendimento e de serviços relativos ao tema e conseqüentemente o enquadramento da instituição em um novo patamar em pesquisa científica.