INCT para Estudos sobre os Estados Unidos

Missão

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidosestá voltado precipuamente à análise das relações exteriores do Estado norte-americano. Dada à centralidade desse país no sistema mundial, o escopo do Instituto é bastante amplo. Como os Estados Unidos há muito definem seus interesses em perspectiva global e desde a Segunda Guerra os perseguem de forma conseqüente nesse âmbito, o trabalho do Instituto envolve a consideração de todos os regimes internacionais e de todos os contextos regionais em que se exerce a ação do Estado norte-americano.

Para a realização desse objetivo, o Instituto se empenha também no estudo de diferentes instituições e processos internos (econômicos, socioculturais e políticos), selecionados de acordo com sua relevância respectiva para o entendimento da política exterior dos Estados Unidos.

Diante disso, o trabalho de investigação organiza-se em quatro grandes áreas temáticas:

- Política Econômica Internacional dos Estados Unidos;

- Grande Estratégia e Política de Segurança dos Estados Unidos;

- O Papel dos Estados Unidos nas Estruturas de Governança Global

- Integração e Crise na América do Sul e a Política dos Estados Unidos para a Região.

Comprometido com a produção de conhecimento qualificado sobre esse vasto conjunto de temas, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidosesforça-se para garantir a plena utilização desses conhecimentos na formação de pessoal qualificado e na mais ampla difusão dos mesmos na sociedade brasileira. Em diferentes graus, objetiva-se, nesses dois níveis, habilitar os públicos-alvo do Instituto a decifrar diferentes aspectos da política externa dos EUA, em suas diferentes esferas, e a avaliar o significado de eventos particulares e de processos em curso do ponto de vista de seus efeitos sobre o papel desse país no sistema internacional e de suas implicações para o Brasil.

Em outro plano, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidosbusca contribuir com os formuladores da política externa brasileira, com o monitoramento sistemático de aspectos relevantes no processo de elaboração e implementação da política exterior da superpotência, diminuindo o fosso que em grande medida ainda subsiste no Brasil entre os centros de produção acadêmica e a diplomacia.

Dada a projeção externa crescente da economia brasileira e dada a expansão das atividades internacionais de suas empresas, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos retende preencher uma lacuna fortemente sentida neste meio.