INCT de Células-Tronco e Terapia Celular (INCTC)

Objetivos e Metas

Organizar pesquisadores brasileiros com larga experiência no estudo de células tronco, e atuantes em Instituições de diferentes partes do país, em um Instituto Nacional de Ciência, Tenologia e Inovação (INCT). A criação deste INCT permitirá a troca de informações, reagentes, métodos, recursos humanos e logística, bem como disponibilizará o grande parque de equipamentos existente para gerar produção acadêmica, tecnológica e na formação de recursos humanos na área de biotecnologia, saúde e ciências agrárias com impacto nacional e internacional.

A meta do instituto é o desenvolvimento de ciência básica abordando questões fundamentais como as características das células-tronco de diferentes origens e espécies, e os mecanismos genéticos, epigenéticos e celulares regulando sua manutenção e diferenciação. Serão, também, desenvolvidos protocolos técnicos, um banco de células e tecidos, ferramentas de bioinformática, linhagens celulares e modelos, usando animais geneticamente manipulados que serão empregados em subprojetos envolvendo vários pesquisadores atuando de forma coordenada na análise das diferentes facetas dos problemas. Na área aplicada, serão desenvolvidas estratégias de tratamento usando células-tronco para diabetes mellitus, esclerose múltipla e para a doença do enxerto versus hospedeiro.

O instituto também tem como meta a formação de recursos humanos na área de biotecnologia aplicável à area da saúde e às ciências agrárias, além de criar oportunidades para professores do ensino médio de adquirir formação científica e despertar o interesse de alunos na área de ciências. Em paralelo, a população geral será informada do progresso do projeto, e os resultados serão divulgados junto às empresas de tecnologia, algumas das quais serão beneficiárias da incubadora de empresas SUPERA ligada a FUNDHERP.

Site: http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/projeto/inct/