Aprovados na chamada FAPESP-Fapemig

Aprovados na chamada FAPESP-Fapemig

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgaram o resultado da chamada lançada em 3 de julho de 2008 no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e do convênio entre as instituições.

O objetivo da chamada é criar conhecimento e formar competências e alianças estratégicas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo e no Estado de Minas Gerais no tema “Etanol: fontes, processos de produção, tecnologia de utilização como combustível e certificação”.

O Programa BIOEN objetiva estimular e articular atividades de pesquisa e desenvolvimento utilizando laboratórios acadêmicos e industriais para promover o avanço do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas à produção do bioenergia no Brasil.


Propostas selecionadas na Chamada BIOEN FAPESP-Fapemig
(Cronograma A)
Processo Título do projeto Instituição Pesquisador FAPESP Pesquisador Fapemig
08/56119-8/APR Análise dos mecanismos de tolerância à seca em cana-de-açúcar através do uso da análise transcritômica e metabolômica IB-Unicamp Marcelo Menossi Teixeira Marcelo Ehlers Loureiro
08/52146-0/Pedido de aditivo Redes regulatórias da cana-de-açúcar IQ-USP Gláucia Mendes Souza Márcio Henrique Oliveira Barbosa


Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/3258