English version

Workshop Internacional Avaliação do Relatório Stern (3/11/2008)

Workshop Internacional Avaliação do Relatório Stern (3/11/2008)

Nicholas Stern (foto: LSE)

o workshop internacional “Avaliação do Relatório Stern”, com a presença de sir Nicholas Stern, primeiro titular da Cátedra IG Patel de Economia e Governo da London School of Economics and Political Science, foi realizado no dia 3 de novembro na sede da FAPESP.

O economista inglês foi economista chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial. O Relatório Stern, publicado em outubro de 2006, descreve as mudanças climáticas globais como uma externalidade econômica e que a mitigação, ou o desenvolvimento de tecnologias que emitam menos carbono, é a alternativa mais adequada para enfrentrar o problema.

Em seguida à palestra de Stern, foi realizada uma mesa-redonda sobre o estudo Economia das Mudanças Climáticas no Brasil, com a participação de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, Jacques Marcovitch, coordenador do estudo, José Goldemberg, coordenador da Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo, e Carlos Nobre, coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais.

Apresentações: