Prazo para submissão de Bolsas de Mestrado

Prazo para submissão de Bolsas de Mestrado

(foto: Eduardo Cesar)

Neste semestre, o prazo de submissão de propostas de Bolsa de Mestrado se encerra em 1º de setembro. A FAPESP orienta os interessados a não deixar para fazer a solicitação nos últimos dias, uma vez que o acúmulo de solicitações simultâneas causa transtornos aos candidatos e aos pesquisadores.

Em geral, a FAPESP tem recebido mais de 2 mil solicitações de Bolsa de Mestrado nos últimos dois dias do prazo. Isto aumenta o tempo de habilitação, aumentando também o tempo de análise de mérito e a divulgação dos resultados.

A entrega dos processos em papel diretamente na FAPESP nos últimos dias gera filas enormes.

As solicitações por meio do SAGe (Sistema de Apoio a Gestão da FAPESP) exigem a anexação de alguns documentos. Como a submissão pelo SAGe é rápida e a anexação dos documentos é lenta, é aconselhável que esses documentos sejam anexados à medida que fiquem prontos e não no dia da submissão. A FAPESP orienta o pesquisador responsável a atualizar o currículo Lattes, no mínimo 72 horas antes da submissão. 

Atenção: Para que a proposta solicitada pelo SAGe seja efetivamente recebida pela FAPESP, o orientador deverá aprová-la no sistema, caso a submissão tenha sido feita pelo candidato à bolsa. Se a proposta for submetida pelo orientador, o candidato deverá fazer a aprovação. Esse procedimento, de submissão e aprovação, também deverá ser feito impreterivelmente até o dia 1º de setembro.