English version

Glaucia Mendes Souza

Glaucia Mendes Souza

Coordenação BIOEN

Bióloga pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – USP e doutora em bioquímica pelo Instituto de Química da USP (1993). Realizou pós-doutorados em glicobiologia no Burnham Institute (1994-1996), genética molecular no Baylor College of Medicine (1996-1997) e livre-docência no Departamento de Bioquímica da USP (2004).

Lidera o Laboratório de Transdução de Sinal do IQ-USP e coordenadora várias iniciativas em genômica de cana-de-açúcar, entre os quais os projetos Sucest e Sucest-FUN.

Atua principalmente na área de biologia molecular e genômica de plantas, com foco na identificação de genes associados a características agronômicas de interesse, na análise de vias de transdução de sinal e redes regulatórias da cana e no metabolismo de sacarose e os mecanismos de acúmulo de biomassa e resposta à estresses bióticos e abióticos.

Coordena uma rede de pesquisa em biomassa interessada em estudar os aspectos básicos da biologia da cana, gerar plantas transgênicas e ferramentas biotecnológicas que auxiliem os programas de melhoramento.

É membro do Comitê de Biologia da International Society of Cane Technologists e editora associada do International Journal of Plant Genomics.