FAPESP-DFG Chamada de Propostas de Pesquisa

Seleção de propostas segundo as condições do Acordo assinado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG).

 

1. INTRODUÇÃO

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) anunciam esta Chamada de Propostas de Pesquisa e convidam pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil, e pesquisadores e grupos de pesquisa da Alemanha a apresentar projetos de pesquisa sob a égide do Acordo celebrado entre a FAPESP e a Deutsche Forschungsgemeinschaft.

 

2. OBJETIVOS

Esta chamada tem como finalidade fortalecer a cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa na Alemanha e no Estado de São Paulo, Brasil. Nela estão especificadas as condições para a apresentação de propostas de pesquisa fundamental e aplicada. Às propostas selecionadas serão concedidos auxílios segundo os termos do Acordo assinado entre a FAPESP e a DFG.

 

3. TEMAS DE INTERESSE

As propostas apresentadas em resposta a esta chamada poderão versar sobre qualquer área do conhecimento.

 

4. PARTICIPANTES

As propostas deverão ser enviadas à FAPESP por pesquisadores que tenham grau de doutor e vinculados a organizações de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo; e por pesquisadores ou grupos de pesquisa da Alemanha à DFG.

 

5. APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

Todas as propostas apresentadas deverão ter uma contrapartida na organização conveniada. Antes dos procedimentos de análise e seleção, a FAPESP e a DFG compararão as listas de propostas recebidas e só serão analisadas as que tiverem uma parceria especificada.

As propostas a ser apresentadas à FAPESP devem ser enviadas ao seguinte endereço:

FAPESP
Convênio FAPESP DFG
Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa
05468-901 São Paulo – SP

As propostas a ser apresentadas à DFG deverão ser enviadas ao seguinte endereço:

DFG – Deutsche Forschungsgemeinschaft
Dr. Dietrich Halm
“FAPESP/DFG Call for Research Proposals”
Internationale Zusammenarbeit Lateinamerika – IZ 353170 Bonn

(A DFG recomenda aos pesquisadores alemães que pretendem apresentar proposta que entrem em contado com o Dr. Halm por e-mail ou por telefone antes de preparar uma proposta (ver instruções para contato no item 14)).

Vencido o prazo para a apresentação, não será recebida mais nenhuma proposta nem serão aceitos eventuais adendos.

 

6. ORIENTAÇÕES SOBRE AS PROPOSTAS

As propostas devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador de São Paulo à FAPESP, e por seu parceiro alemão à Deutsche Forschungsgemeinschaft. Cada entidade procederá à seleção das propostas de acordo com seus respectivos sistemas e métodos de análise.

A FAPESP e a Deutsche Forschungsgemeinschaft aceitarão dois tipos de propostas:

I) Tipo I: Propostas Regulares.

II) Tipo II: Pré-propostas para Projetos Temáticos (FAPESP) / International Research Training Groups – IRTG (DFG) .

Um mesmo pesquisador só poderá submeter propostas em um dos Tipos mencionados acima.

I) Tipo I: Propostas Regulares. As propostas brasileiras deverão ser apresentadas à FAPESP como Propostas de Auxílio Regular à Pesquisa. As propostas alemãs deverão ser apresentadas dentro dos programas regulares da DFG para bolsas de pesquisa.

Além da documentação costumeira especificada pela FAPESP para o candidato de São Paulo, e pela DFG para as propostas apresentadas na Alemanha, as propostas deverão incluir um documento redigido em até quatro páginas, assinado pelos Principais Pesquisadores brasileiros e alemães, e que tratará dos seguintes itens:

a) Especificação dos parceiros da pesquisa alemães e brasileiros que serão responsáveis pelas respectivas propostas apresentadas à DFG e à FAPESP, e suas instituições.

b) Demonstração dos benefícios acadêmicos a serem obtidos pela colaboração e pela parceria na pesquisa, bem como originalidade e especificidade.

c) Demonstração das atividades contidas na proposta que se beneficiarão com a colaboração.

d) Descrição detalhada das atividades que serão desenvolvidas durante a colaboração, exposição de justificativa e importância, definição dos índices de desempenho, e envolvimento da equipe técnica institucional.

e) Descrição da infraestrutura e do apoio financeiro disponíveis para desenvolver o projeto de pesquisa.

f) Ações adicionais com a finalidade de ampliar o impacto do intercâmbio na atividade de pesquisa em São Paulo e na Alemanha mediante seminários, oficinas, visitas institucionais a organizações com atividades de pesquisa semelhantes.

g) Inclusão de um documento oficial declarando o compromisso das instituições (brasileira e alemã) e garantindo a disponibilidade de equipamentos e instalações para a execução do projeto.

II) Tipo II: Pré-propostas para Projetos Temáticos (FAPESP) / International Research Training Groups – IRTG (DFG) – Para este tipo de apresentação não é necessário submeter proposta completa neste momento. Se a pré-proposta for selecionada, as propostas brasileiras deverão ser apresentadas à FAPESP como Propostas de Projeto Temático. As propostas alemãs serão apresentadas nos International Research Training Groups (IRTG).

Os interessados deverão apresentar pré-proposta à FAPESP e à DFG contendo:

a) Especificação dos parceiros de pesquisa alemães e brasileiros, responsáveis pelas respectivas propostas apresentadas à DFG e à FAPESP, e suas instituições.

b) Demonstração da evidência de uma sólida cooperação já existente entre os parceiros de pesquisa alemães e brasileiros.

c) Uma breve descrição (menos de dez páginas) da pesquisa a ser empreendida em colaboração, justificando os motivos pelos quais não pode se enquadrar nas propostas de Tipo I solicitadas nesta Chamada de Propostas de Pesquisa.

d) Breve descrição da motivação da pesquisa conjunta e treinamento d epesquisadores (por exemplo, conhecimento complementar, integração de experiências).

e) Demonstração dos benefícios acadêmicos a serem obtidos pela colaboração na pesquisa e nas atividades de treinamento em pesquisa, bem como sua singularidade e especificidade.

f) Descrição detalhada das atividades que serão desenvolvidas durante a colaboração mediante sua exposição detalhada, sua justificativa e importância, definição dos índices de desempenho e o envolvimento da equipe técnica institucional.

g) Breve descrição da infraestrutura e de outro apoio financeiro disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

h) Ações adicionais com as quais se pretende ampliar o impacto sobre a atividade de pesquisa em São Paulo e na Alemanha por meio de seminários, oficinas, visitas institucionais a organizações com atividades de pesquisa semelhantes.

i) Na apresentação da proposta à FAPESP, incluir:

i. Um formulário preenchido usando o formulário FAPESP para Propostas de Projeto Temático contendo estimativas de valores referentes ao orçamento.

ii. Uma lista dos principais pesquisadores que participarão da proposta, acompanhada por seus resumos curriculares (usar o formulário da FAPESP para Súmula Curricular).

j) Na apresentação à DFG, incluir:

i. Uma proposta de acordo com as especificações disponíveis no endereço http://www.dfg.de/forschungsfoerderung/formulare/download/1_303.pdf.

ii. Os pesquisadores alemães deverão entrar em contato com o escritório central da DFG antes de apresentar uma proposta do Tipo II.

 

7. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A análise e a seleção das propostas apresentadas à FAPESP deverão ser elaboradas de acordo com o procedimento normal da FAPESP, por assessores ad-hoc e pelas Coordenações de Área.
As avaliações das propostas apresentadas à DFG serão realizadas mediante o processo de seleção de análise por pares e de conselhos de avaliação.
As propostas serão qualificadas, analisadas e selecionadas por meio de um processo competitivo. Este processo avaliará, entre outros itens: 

  1. O mérito científico, originalidade e a relevância da proposta. 
  2. As qualificações do pesquisador principal e de sua equipe; 
  3. A adequação do orçamento proposto em comparação com os métodos e com os resultados esperados; 
  4. A infraestrutura acadêmica oferecida pela instituição que sediará o projeto de pesquisa; e 
  5. o impacto da proposta na formação de jovens pesquisadores.

 

8. NOTIFICAÇÃO

Os resultados finais serão comunicados no site da FAPESP (www.fapesp.br) e por um comunicado no site da DFG (www.dfg.de). Os interessados receberão uma notificação oficial por e-mail.

 

9. EXECUÇÃO

As propostas aprovadas passarão a ser Termos de Outorga dos respectivos projetos em andamento.

 

10. DENÚNCIA

O apoio financeiro oferecido pela FAPESP poderá ser denunciado a qualquer momento durante sua implementação, se algum evento o justificar, conforme determinar o diretor científico da FAPESP. Esta eventualidade não impedirá que sejam tomadas outras medidas, legais ou administrativas, justificadas pela situação.

 

11. INFORMAÇÃO

Cada proposta selecionada atenderá às normas da FAPESP ou da DFG relativas às formas de apresentação de relatórios científicos e prestação de contas.

 

12. PRAZOS

Atividades Datas
Publicação da Chamada de Propostas pela FAPESP e DFG 20/04/2007
Último dia para a apresentação à FAPESP e à DFG 20/06/2007
Anúncio das propostas selecionadas Tipo I pela FAPESP e DFG 10/02/2008

 

13. Comunicação e informação

Todas as consultas relativas a esta Chamada de Propostas de Pesquisa deverão ser dirigidas à

a) FAPESP: Conceição Vedovello, connie@fapesp.br

b) DFG: Dr. Dietrich Halm, Dietrich.hal@dfg.de, telefone 0xxx49 (0)228-885-2490

Para melhor atendimento, favor incluir no campo “assunto” a expressão “FAPESP/DFG Chamada de Propostas de Pesquisa/Call for Research Proposals”.