Chamada de propostas FAPESP - SOCESP

Seleção Pública de Propostas para Bolsas de Estudo na Área de Cardiologia

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP tornam pública a presente Chamada de Propostas e convidam os alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu na área de Cardiologia e aos seus orientadores nestes programas de pós-graduação, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa, públicas ou privadas do Estado de São Paulo, a apresentar propostas de projeto para a concessão de bolsas de estudo no âmbito do convênio firmado entre a FAPESP e SOCESP anexo a esta Chamada de Propostas e nas formas e condições a seguir estabelecidas.

 

1 Informações Gerais

1.1 Objetivos

A presente Chamada de Propostas especifica as condições para apresentação de propostas de projetos que englobem pesquisa científica e tecnológica em Cardiologia, visando a concessão de Bolsa de Estudos para alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu, no âmbito do convênio firmado entre a FAPESP e SOCESP anexo a esta chamada.

1.2 Natureza do Apoio

As propostas selecionadas no âmbito desta Chamada receberão bolsas no valor de R$ 1.716,00 (hum mil setecentos e dezesseis reais) por mês. O número de propostas selecionadas será limitado a cinco (5).

1.3 Duração da bolsa

A duração das Bolsas de Estudo SOCESP será de 18 meses, podendo ser prorrogada, em condições excepcionais e mediante justificativa bem substanciada, por período não superior a 6 meses, a depender da análise do mérito da solicitação.

1.4 Candidatos

Os candidatos devem ser alunos regularmente matriculados no 2º ou 3º ano de programas de doutorado devidamente reconhecidos pela CAPES, com mais de 70% dos créditos cumpridos.
Tendo em vista que as Bolsas de Pós-graduação visam principalmente à formação de novos quadros para o sistema de pesquisa do Estado, a SOCESP adota, na análise das solicitações, prioridade para o candidato que já tenha demonstrado competência ao desenvolver parte do seu projeto. Para tal, o projeto tem que estar (1) devidamente aprovado pela Comissão de Pós-graduação local, (2) em andamento e (3) dentro do cronograma proposto.
Para a concessão de Bolsas de Estudos SOCESP é permitido ao aluno ter vínculo empregatício. Contudo, candidatos já beneficiados por bolsa de estudos de outra instituição, pública ou privada, só serão aceitos em casos excepcionais e antes de completados seis meses de vigência da bolsa de doutorado da outra agência.


1.5 Orientadores

Os orientadores devem ter:

  • título de doutor ou qualificação equivalente
  • competência e produtividade em pesquisa na área do projeto apresentado, avaliadas por sua súmula curricular
  • disponibilidade, medida pelo regime de trabalho e número atual de orientandos

 

2 Apresentação das Propostas

As propostas deverão ser apresentadas à SOCESP, na forma descrita a seguir, ficando esta encarregada conferir a presença de toda a documentação requerida e encaminhá-la posteriormente à FAPESP.
Os interessados devem encaminhar à SOCESP para inscrição os seguintes documentos (em três vias):

 

  1. Formulário de inscrição (disponível em www.socesp.org.br/bolsa/bolsa.asp) preenchido
  2. Descrição do projeto de pesquisa
  3. Cadastro FAPESP do candidato (preencher formulário disponível em www.socesp.org.br/bolsa/bolsa.asp)
  4. Súmula curricular e cadastro FAPESP do orientador (preencher formulários disponíveis em www.socesp.org.br/bolsa/bolsa.asp)
  5. Histórico escolar do aluno dentro do programa de pós-graduação
  6. Carta de recomendação da comissão de pós-graduação local
  7. Cronograma atualizado e detalhado das fases do projeto
  8. Recursos aprovados que contemplem a execução completa do projeto


Os documentos devem ser encaminhados à SOCESP no endereço de sua sede, a seguir:

Bolsa de Estudo SOCESP
Av. Paulista 2073
Conjunto Nacional
Horsa II
15º Andar, Conjunto 1511
São Paulo, SP 01311-940

A lista dos projetos com submissão completa e repassados à FAPESP será divulgada no portal da SOCESP.

 

 

3 Análise


Serão analisadas as propostas de todas as áreas apresentadas no escopo desta Chamada, desde que o projeto esteja de acordo com os conceitos do Projeto de Inovação Tecnológica - PITE.

A seleção das propostas será realizada em duas etapas:

  1. Na primeira, serão selecionados pela SOCESP os projetos com documentação completa, como descrita no item 2, sob a supervisão do Coordenador da Bolsa de Estudo SOCESP.

     

  2. Na segunda, serão analisados os projetos selecionados na primeira etapa pelo processo de análise de mérito de bolsas de pesquisa no país da FAPESP, conforme descrito no portal

Para a análise e distribuição dos recursos disponíveis, serão considerados:

 

  • Fundamentação científica do projeto
  • Integração e clareza na definição de objetivos, metodologia, recursos necessários e cronograma previsto
  • Originalidade e relevância da proposta dentro da área de pesquisa escolhida
  • Coerência entre metodologia, objetivos e resultados esperados
  • Compatibilidade da equipe executora com a programação do projeto
  • Compatibilidade do orçamento aos objetivos
  • Adequação da infraestrutura dos proponentes

 

4 Cronograma

Atividades Data
1ª. Etapa
Recebimento das inscrições no portal da SOCESP (www.socesp.org.br/bolsa/bolsa.asp) Até 4 de dezembro de 2006
Análise das inscrições pela SOCESP sob a supervisão do Coordenador da Bolsa de Estudo SOCESP Até 8 de dezembro de 2006
Divulgação dos Resultados dos projetos pré-qualificados no portal da SOCESP (www.socesp.org.br) 12 de dezembro de 2006
2ª. Etapa
Recebimento dos Projetos Completos pela FAPESP Até 15 de dezembro de 2007
Análise das Propostas de acordo com as normas da FAPESP para Bolsas de Pesquisa no País (exceto mestrado) Até 23 de fevereiro de 2007
Divulgação de Resultados finais nos portais da SOCESP e da FAPESP 1 de março de 2007

 

 

5 Resultado da Análise

Os resultados finais serão divulgados nos portais da SOCESP (www.socesp.org.br) e FAPESP (www.fapesp.br) e através de comunicado via e-mail aos interessados.

 

6 Obrigações do Bolsista
Consultar a SOCESP antes de aceitar qualquer apoio financeiro de qualquer outra fonte de financiamento, pública ou privada, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa a que concerne a bolsa concedida.
Encaminhar relatórios a cada 6 meses para informar andamento da pesquisa. No final do prazo da bolsa, encaminhar um relatório final.

 

7 Cancelamento da Concessão

A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela SOCESP, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, a critério da Diretoria da SOCESP, sem prejuízo de outras providências cabíveis.

 

8 Acompanhamento e Análise dos Projetos

Caso a solicitação seja aprovada, os resultados obtidos deverão ser explicitados em relatórios científicos, de acordo com as normas estabelecidas para projetos.