Acordo de cooperação FAPESP/DFG

6 de novembro de 2006

1. Informações gerais:

A Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP) e a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), da Alemanha, mantêm aberto o Programa de Cooperação Científica e Tecnológica no âmbito do convênio entre as duas instituições. Para maiores informações sobre a parte alemã acessar o site do DFG (www.dfg.de), ou enviar e-mail para o Sr. Halm Dietrich (Dietrich.Halm@dfg.de), responsável pelo convênio no DFG.

O programa apóia as seguintes atividades:

  • Realização de projetos conjuntos, em qualquer área do conhecimento, e que estejam de acordo com a política científica e tecnológica adotada por ambas as partes, no âmbito de suas atribuições.
  • Intercâmbio de cientistas.


2. Apresentação das propostas:

As propostas devem ser apresentadas simultaneamente à FAPESP, pelo pesquisador ativo em São Paulo, e ao DFG, pelo pesquisador ativo na Alemanha, conforme as normas e procedimento de cada uma das agências e utilizando seus respectivos formulários. Somente as propostas aprovadas por ambas as agências serão financiadas.

Os pesquisadores de São Paulo deverão utilizar os formulários FAPESP específicos para a linha de fomento solicitada. Além do conteúdo descritivo da pesquisa a ser realizada, as propostas devem indicar o nome do Pesquisador parceiro na Alemanha, destacar as vantagens para o projeto advindas da cooperação e a parte a ser executada pelos colaboradores.

Solicita-se aos proponentes que:

  1. Incluam a expressão "Convênio FAPESP-DFG" ao final do título da proposta a ser submetida.
  2. Incluam no primeiro parágrafo do projeto, a sentença "Esta proposta é apresentada à Fapesp no âmbito do Convênio FAPESP-DFG".

Solicita-se também que as propostas sejam apresentadas com antecedência mínima de 75 dias em relação ao inicio do projeto de colaboração. Como habitual na FAPESP, só serão aceitas propostas apresentadas por pesquisadores com o grau de doutor.

  • Para ler o texto do acordo FAPESP / DFG, clique aqui.
  • Para os formulários de apresentação de propostas, clique aqui.