Chamada de projetos para o Programa FAP-Livros - Fase V

1. Informações Gerais

1.1. Objetivos:

A presente Chamada tem por objetivo apoiar a aquisição de livros, e-books e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica, visando à atualização do acervo de bibliotecas vinculadas a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa, públicas ou privadas do Estado de São Paulo.

Após aquisição as obras deverão, obrigatoriamente, compor o acervo da biblioteca da unidade e ser disponibilizadas para acesso público.

Esta chamada não se destina a apoiar o pagamento de assinaturas de publicações periódicas impressas ou eletrônicas ou de acesso a base de dados referenciais.

1.2 - Cronograma

Atividades Datas
Lançamento da Chamada no portal da FAPESP 23/08/2005
Recebimento de Propostas Até 14/10/2005
Análise das Propostas pelas Coordenações de Área da FAPESP De 24/10/2005 a 18/11/2005
Análise das Propostas pela Coordenação Adjunta da FAPESP De 21/11/2005 a 30/11/2005
Divulgação de Resultados 05/12/2005


 

1.3 - A quem se destina

Destina-se a bibliotecas de unidades que tiverem pesquisadores vinculados a solicitações de qualquer natureza apoiadas pela FAPESP no período de 1999 a 2005, sendo que cada biblioteca poderá apresentar uma única proposta consolidada.

Cada uma das obras constantes na solicitação deve ser avalizada por um dos pesquisadores que receberam apoio da FAPESP, entendendo-se seu aval como a declaração de que o livro é relevante para a linha de pesquisa em que se situe projeto de pesquisa ou bolsa sob sua responsabilidade, apoiados pela FAPESP no período 1999-2005, o qual deverá ser identificado pelo número do processo FAPESP. Um mesmo pesquisador pode avalizar mais de uma obra.

O pesquisador responsável pela proposta perante a FAPESP deve possuir o título de Doutor ou qualificação equivalente e ser membro do corpo de pesquisadores da unidade à qual pertence a biblioteca solicitante.

Serão especialmente valorizadas propostas que envolvam consórcios de bibliotecas para a aquisição unificada e disponibilização a múltiplas instituições, da mesma natureza de e-books ou publicações em outras mídias, disponíveis na Web.

1.4 - Recursos

O valor reservado para apoio ao conjunto de solicitações aprovadas nesta chamada é de até R$ 20.000.000,00.

1.5 - Contrapartida

As bibliotecas proponentes deverão apresentar compromisso formal de oferecerem contrapartida da Instituição referente a:

    1.5.1 - Catalogação dos livros adquiridos pelo Programa FAP-Livros em, no máximo, cinco meses após o recebimento;
    1.5.2 - Recursos para implantação de sistema de segurança que garanta seu acervo;
    1.5.3 - Garantia de manutenção do acesso aos e-books ou às publicações em outras mídias, com recursos próprios, por no mínimo cinco anos.

1.6 - Prazos

Os recursos deverão ser utilizados no prazo máximo de 12 meses a contar da data de sua liberação.

1.7 Forma de Aquisição

    1.7.1 - Os itens a serem adquiridos no país deverão ser comprados diretamente pela biblioteca solicitante.
    1.7.2 - Os itens a serem adquiridos por importação deverão ser comprados segundo o procedimento tradicional de importação realizado pela FAPESP, mediante solicitação do pesquisador responsavel pela proposta.


2. Apresentação das Propostas

As propostas deverão ser encaminhadas por meio eletrônico, de acordo com o cronograma previsto neste Edital, usando-se o Sistema de Apoio à Gestão da FAPESP (SAGe), disponível em www.fapesp.br/sage.


3. Critérios para Análise das Propostas

Para a análise e distribuição dos recursos disponíveis, a FAPESP irá considerar:

    a) coerência entre a relação dos livros solicitados com as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos pesquisadores listados na solicitação;
    b) o peso relativo da participação dos pesquisadores relacionados na solicitação em relação ao total de projetos FAPESP concedidos nos últimos cinco anos.


São Paulo, 22 de agosto de 2005